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Bobina de ignição para automóvel

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As informações sobre o Bobina de ignição
O que precisa de saber sobre a substituição da bobina de ignição: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
A vida útil média da bobina de ignição é 110.000 - 140.000 quilómetros de operação. A peça deve ser substituída em caso de corrosão, danos térmicos, problema de isolamento, e curto-circuito subsequente.
O facto de a bobina de ignição precisar de um diagnóstico é indicado pelo funcionamento instável do motor, especialmente em humidade elevada e ar a baixa temperatura. Adicionalmente, a avaria do componente pode ser detetada pela ativação da luz indicadora “Verificar Motor” no painel de instrumentos, falhas de funcionamento do motor após um pressionar acentuado do pedal de acelerador.
Verificar o estado da bobina de ignição deve ser confiado a especialistas de uma oficina. Eles vão realizar um diagnóstico computorizado, podendo também desmontar a peça, verificar o seu estado e medir a resistência do enrolamento. Os valores são medidos com recurso a um multímetro, ligando o contacto positivo do enrolamento à tomada do cabo de alta voltagem. Em caso de curto-circuito entre espiras ou curto-circuito do enrolamento da bobina, os valores são diferentes dos permitidos, indicados pelo fabricante. Outro método implica desligar alternadamente os cilindros e o controlo da tensão, e analisar as curvas do osciloscópio. Estes diagnósticos apenas são efetuados numa oficina.
A substituição da bobina de ignição inclui o manuseio de cablagem de alta voltagem, motivo pelo qual deve ser realizada em contexto de oficina. Depois do motor arrefecer, os especialistas retiram o terminal negativo da bateria, desconectam os fios de alta voltagem da bobina, movem para o lado os tampões de proteção e desconectam os cabos das tomadas de baixa voltagem da bobina. Depois, desapertam as porcas que fixam a bobina anómala, retiram-na e instalam uma nova.
Como verificar a bobina de ignição por conta própria?
- Inspecione a superfície do componente. Os pontos negros ou fissuras indicam a rutura da bobina.
- Verifique a ligação dos cabos e tomadas. Para o fazer, utilize o esquema de ligação da bobina de ignição presente na documentação técnica do veículo.
- A bobina de ignição pode ser verificada por conta própria com um multímetro. Bobinas de ignição separadas costumam estar instaladas em carros modernos com o injetor. Para se certificar que estão operacionais, faça as seguintes ações:
- Utilizando um equipamento de teste, verifique a resistência de um enrolamento primário ligando as sondas do equipamento aos terminais positivo e negativo da peça. Deve estar entre 0,4 – 2,0 kOhm consoante a marca e modelo do veículo.
- b. Medir a resistência de um enrolamento secundário, ligando as sondas de multímetro de acordo com o seguinte princípio de operação: primeiro - ao contacto positivo da bobina, segundo - ao terminal de fio de alta tensão. Os valores de 6 - 15 kOhm indicam a funcionalidade do componente.
- Um diagnóstico mais aprofundado é feito com recurso a um osciloscópio. Apenas pode fazer isto por conta própria caso tenha o equipamento, software, experiência e conhecimento específicos. Se não tiver, dirija-se a uma oficina para ajuda.
Que sinais indicam a avaria da bobina de ignição?
Os seguintes sinais indicam a falha da bobina de ignição:
- funcionamento instável do motor, especialmente a baixa temperatura e em condições de humidade elevada;
- perda do binário, potência e aumento das rotações do motor ao pressionar o pedal de acelerador;
- ativação da luz de verificação do motor no painel de instrumentos;
- fumo negro proveniente do tubo de escape, ruídos de estouros.
Se notar algum destes sinais tem de medir a resistência dos circuitos primários e secundários da bobina com recurso a um multímetro. Se os dados recebidos não corresponderem ao nominal, o mais provável é precisar de substituir a unidade. Depois precisa de se certificar que existe uma descarga de faísca em cabos de alta voltagem.
Use um descarregador especial para isso, pois tentar verificar uma faísca com o fio de alta tensão à carroçaria de um automóvel equipado com um injetor pode causar falhas no equipamento eletrónico. Para evitar falhas do sistema de ignição no futuro, além de ter de substituir os componentes danificados, também precisa de resolver a causa da avaria. Isto requer diagnósticos rigorosos que devem ser feitos numa oficina.
Como substituir uma bobina de ignição?
É fácil substituir uma bobina de ignição por conta própria. Para instalar um conjunto de bobina de ignição precisa de desligar o terminal negativo da bateria, remover a cablagem, desaparafusar fixadores e desmontar o componente. É importante não troca as ligações dos cabos ao montar de novo a unidade. Marque os fios ou utilize o esquema de ligação das bobinas de ignição do seu veículo. É importante ligar as velas de ignição adequadamente quando se tratam de velas duplas: uma deve ser ligada diretamente aos componentes e a outra com um cabo de alta voltagem. Caso sejam velas individuais, preste muita atenção à ligação adequada dos conetores dos cabos de controlo.
Melhores produtos: Bobina de ignição

- Número de pólos: 3
- Número de ligações: 1
- Sistema de ignição de bobinas: para ignição totalmente electrónica
- Forma da caixa do conector: triângular
- Conector de vela de ignição: com cachimbo da vela de ignição
- Tensão de funcionamento [V]: 12
- condição: Completamente novo

- Número de ligações: 4
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- número de peças necessárias: 4
- Bobina de ignição: com cachimbo da vela de ignição
- Forma da caixa do conector: em forma de D
- Comprimento incluindo a ficha [cm]: 14
- Tensão de funcionamento [V]: 12
- Número de contactos ocupados: 4
- condição: Completamente novo

- Número de pólos: 4
- Bobina de ignição: Tipo de ligação SAE
- Número de entradas/saídas: 1
- condição: Completamente novo

- Tensão nominal [V]: 14
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Número de ligações: 1
- Técnica de ligação: Spark Spring
- condição: Completamente novo

- Tensão nominal [V]: 14
- condição: Completamente novo

- Número de pólos: 3
- Tensão [V]: 12
- Versão: OEM Std
- Variante de equipamento: Pencil Coil
- Tipo de conector: Fêmea
- condição: Completamente novo

- Número de pólos: 4
- Bobina de ignição: Tipo de ligação SAE
- Número de entradas/saídas: 1
- condição: Completamente novo

- Tensão nominal [V]: 14
- condição: Completamente novo

- Número de pólos: 3
- Tensão [V]: 12
- Versão: OEM Std
- Variante de equipamento: Pencil Coil
- Tipo de conector: Fêmea
- condição: Completamente novo

- Sistema de ignição de bobinas: para ignição transistorizada
- Tensão de funcionamento [V]: 12
- Cor da ficha: preto
- Número de contactos ocupados: 2
- condição: Completamente novo