Bomba de água para automóvel

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As informações sobre o Bomba de água

Bomba de água: substituição e seleção

Quando e porque é necessário substituir a bomba de água

O tempo de vida útil médio da peça é de 150 000 – 200 000 quilómetros. A substituição prematura do componente pode ser causada pelo folga ou bloqueio do rolamento, erosão do rotor, destruição ou deformação do eixo, o aparecimento de rachas ou furos de cavitação no invólucro, corrosão severa.

O defeito da bomba é causado principalmente por estragos do seu selo ou junta. Durante este, o líquido de refrigeração que entra nos rolamentos e tira-lhes a massa, como resultado, estes quebram depressa. A instalação incorreta das correias de transmissão é também a causa da avaria da bomba.

Como regra, a oxidação dos elementos da bomba é o resultado do uso de líquido de arrefecimento de má qualidade. Os danos da tampa selada podem ser a causa de corrosão. Isto leva ao aparecimento de bolhas de ar, promovendo o aparecimento de danos corrosivos. E os danos mecânicos da bomba de água automotiva podem ocorrer devido a mudanças bruscas de temperatura ou às vibrações do motor.

Os sinais de avarias da bomba de água são o batimento, chocalhos e solavancos sob o capô e fugas do líquido de arrefecimento. A redução do seu nível no tanque de expansão será indicada pela lâmpada de controlo especial. Além disso, muitas vezes o cheiro do anticongelante é percetível no habitáculo, e os seus vestígios podem ser visíveis no chão sob o automóvel.

A substituição da bomba de água do automóvel é executada numa oficina, dado que pressupõe a remoção de elementos auxiliares e na maioria dos casos – o funcionamento da correia dentada. Além disso, o acesso ao componente pode ser complicado em alguns automóveis.

É aconselhável encher com novo líquido de arrefecimento após a instalação da bomba de água.

Como selecionar a bomba de água

As bombas diferem pelo material de produção do rotor. Há, portanto, elementos de ferro fundido, de aço e de plástico. As peças de ferro fundido têm maior resistência à corrosão. As peças plásticas são populares devido a sua plasticidade. Os rotores de aço são os mais comuns: são baratos na produção e confiáveis na operação.

A durabilidade das bombas de água depende grandemente dos seus fabricantes. Produtos de alta qualidade são apresentados na gama de Aisin, Airtex, Magneti Marelli, Hella, Ruville, Valeo, Triscan e outros. Resistentes ao desgaste, as bombas de água auxiliares são produzidas sob algumas das marcas acima mencionadas. Estes componentes aumentam significativamente a eficiência da circulação do líquido de arrefecimento.

As bombas de água automotivas também variam entre si pelo tipo do acionador. Há peças que são acionados com a ajuda da correia em V ou correia poly V e os componentes com acionador dentado (a correia de distribuição ou corrente de distribuição).

Durante a compra é importante ter em conta o modo de operação da bomba, as suas características de construção, a quantidade de furos de fixação e o diâmetro do rotor, a forma e espessura das suas pás. Esteja ciente de que as bombas de água podem ser vendidas num kit com um anel de vedação e polia de acionamento, bem como sem estes. A fim de adquirir garantidamente uma peça compatível considere a marca, modelo, ano de fabrico do automóvel e as suas características do motor.

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Como substituir a bomba de água por si só?

Para substituir a bomba de água, contacte uma oficina: a instalação de um componente novo é bastante trabalhosa e requer equipamento específico e certas habilidades. É recomendável efetuar a substituição preventiva da bomba de água em simultâneo com cada substituição agendada da correia e outros componentes da transmissão, em média após 80 000 - 100 000 quilómetros. Contudo, em alguns casos, a instalação de um componente novo pode ser necessária mais cedo. As avarias mais comuns, que levam à substituição da bomba de água são a destruição de vedantes de óleo, perda de aperto da carcaça, rotura do rolamento, perda da integridade do impulsor.

Como examinar a bomba de água?

Para verificar a operacionalidade da bomba de água, aqueça o motor para a temperatura de funcionamento, e, depois, aperte a mangueira que vem do radiador com a mão. Aja cuidadosamente, já que o líquido no sistema de refrigeração aquece bastante. Se enquanto está a segurar a mangueira apertada não sentir a pulsação ou estiver demasiado fraca, vai ser necessário um diagnóstico mais detalhado da bomba de água. Este método nem sempre permite definir anomalias da bomba de água, o que faz com que apenas se adeque para um diagnóstico preliminar. Para um diagnóstico mais aprofundado, a peça precisa de ser examinada. Fugas de líquido na sua superfície ou depósitos na área do seu local de montagem indicam a destruição do vedante do óleo ou fissuração da carcaça da bomba. Depois disto, precisa de inspecionar o rolamento do componente para a presença de movimento livre abanando a engrenagem de acionamento da bomba com a sua mão. É a destruição do rolamento que causa com frequência o aparecimento de ruídos específicos durante a operação do motor.

Os seguintes sinais indiretos ajudam a identificar falhas no funcionamento da unidade:

  • sobreaquecimento do motor;
  • zumbido durante o funcionamento do motor;
  • fuga de líquido de refrigeração.

Qual é o princípio de funcionamento da bomba de água?

O princípio de operação da bomba de água está na utilização de força centrífuga. O impulsor está encerrado na carcaça da peça. Sob a influência do mecanismo de acionamento, o eixo da bomba começa a rodar com o impulsor a um momento específico do funcionamento do motor. Durante a rotação, o líquido que está nos canais do rotor da bomba está a ser forçado do centro para a periferia. Como resultado, é gerado vácuo na parte central da bomba, graças ao qual o anticongelante é sugado. Nos cantos, concentra-se pressão excessiva, devido à qual o fluido circulante se move através do sistema de refrigeração. Assim, é assegura a circulação contínua de anticongelante no sistema de refrigeração.

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Bomba de água (RIDEX, 1260W0026) -29%
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Bomba de água com retentor para a bomba de água (CONTITECH, WPS3000) -29%
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  • Artigo complementar/informação complementar 2 com retentor para a bomba de água
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Bomba de água com material de fixação (PIERBURG, 7.02851.20.0) -29%
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**O valor riscado não é um preço previamente fixado em condições de venda, no entanto, é calculado em tempo real com base no nosso preço de compra mais económico. Por conseguinte, pode aumentar ou diminuir diariamente.