As informações sobre o Correia estriada

Correia poly-V: substitiução e selecção

Quando e porque é necessário substituir a correia poly-V

O limite de vida útil da correia multi-estrias é de cerca de 70.000 a 80.000 quilómetros. Ao mesmo tempo, e independentemente da quilometragem, a sua data de validade é de cerca de 5 anos após a data de fabrico, mesmo que não utilize a peça. Fendas, delaminação e abrasão das estrias e das fibras podem ser verificadas num componente gasto. Para além do desgaste, a sua contaminação com óleo pode tornar-se causa de funcionamento inadequado da peça. A avaria prematura da correia serpentina pode ser provocada pela sua instalação inadequada, em particular a aplicação de tensão insuficiente, bem como defeitos dos rolos, polias e elementos propulsionadores.

Pode perceber que a correia multi-estrias está com defeitos pelos silvos na zona do compartimento do motor durante a condução. Frequentemente, este sinal aponta para o facto da peça ter sido estirada e estar a patinar nas polias. A ruptura do componente acontece habitualmente com um estalido bem audível. Neste caso, o funcionamento do equipamento que recebeu momento de torção da correia, pára, e um sinal indicador da falha é activado no painel de instrumentos. Deve ter em consideração que o silvo vindo do compartimento do motor depois de passar por cima de uma poça ou com chuva torrencial não indica necessariamente problemas na correia: neste caso, a peça apenas perde temporariamente o contacto com a polia dada a existência de humidade.

Aconselha-se a substituição da peça juntamente com os rolos tensor e de desvio. O procedimento deve ser levado a cabo numa estação de serviço, já que este trabalho exige a remoção de muitos componentes.

Mais, é necessário apertar a nova correia de forma apropriada. Estes trabalhos exigem grande qualificação.

Como escolher a correia poly-V

As correias da transmissão para automóveis diferem em termos de secção transversal. Por exemplo, o perfil da correia em V tem forma trapezoidal. A correia com sulco duplo é uma correia em V dupla. A correia com seis estrias uma secção transversal com um formato de seis cunhas com baixo perfil, que proporciona um excelente contacto com as polias e ao mesmo tempo uma fexibilidade significativa. Por isso mesmo, a peça é mais durável. Estas peças são utilizadas em carros da gama média. Os veículos de gama corporativa ou executiva têm correias com 10 cunhas.

As correias altamente tecnológicas, com multi-estrias, destacam-se pela sua vida útil e são disponibilizadas por marcas conhecidas como Contitech, Bosch, Dayco, SKF, Gates.

Deve ter em consideração marcas nas correias estriadas em V. Os fabricantes utilizam marcas como: PH, PJ, PK, PL and PM. Peças com diferentes identificações diferem umas das outras em termos de tamanho, parâmetros da secção, diâmetro mínimo da polia e máxima velocidade de rotação. É importante considerar que as características, correspondentes às marcas, variam de fabricante para fabricante, pelo que necessita de especificar a compatibilidade de produtos de várias marcas durante a compra.

Ao comprar uma correia da transmissão, especifique a data de fabrico. Com o passar do tempo, o conteúdo químico dos materiais alteram e a peça, após o fim da sua vida útil, deve ser considerada defeituosa.

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Como substituir a correia poly V?

Por norma, é muito fácil substituir a correia poly V apenas com uma mão se tiver as capacidades e experiência necessárias. Para o fazer, necessita de:

  • Remova a bateria do carro.
  • Active o mecanismo de travão de mão.
  • Desenhe ou fotografe o percurso da correia.
  • Afrouxe o aperto do componente desviando e bloqueando o tensionador.
  • Remova a correia das polias.
  • Inspeccione os rolos, o tensionador e as polias visualmente, verifique o seu estado, substitua se necessário.
  • Verifique o alinhamento coaxial das polias.
  • Instale a nova correia, seguindo o percurso e ajustando as suas estrias aos sulcos da polias.
  • Proporcione a tensão correcta da correia. Para tal, necessita remover o bloqueio do tensionador automático ou ajuste o aperto manualmente, seguindo as recomendações do fabricante do carro.

É possível instalar uma correia poly V de diferentes dimensões no seu carro?

Apenas pode instalar uma correia poly V com as mesmas dimensões, as mesmas pressupostas pelo fabricante. É impossível montar uma correia demasiado larga na polia. E a correcção da tensão depende grandemente do comprimento do componente. Se a correia for mais curta que o necessário, ficará demasiado apertada, pelo que os rolos tenso e de desvio, bem como as unidades auxiliares, podem avariar. A correia demasiado comprida não terá a tensão adequada, pelo que irá deslizar. Mais, durante a escolha do componentes, é essencial que o espaçamento e o perfil dos dentes sejam iguais aos parâmetros dos sulcos na polia. De forma a excluir erro, os fabricantes normalmente adicionam marcas do comprimento e quantidade de estrias à superfície exterior da peça.

Onde encontrar um diagrama de instalação da correia poly V no seu carro? Que características são indicadas nas marcações da correia poly V?

Normalmente pode encontrar um diagrama de instalação da correia poly V na documentação técnica do carro. Mas de forma a percebê-lo, tem de estar familiarizado com as abreviaturas e as letras de referência das unidades e montagens. A maioria dos fabricantes de carros utiliza as abreviaturas que se seguem:

  • AC – compressor do ar condicionado;
  • CS – cambota;
  • G – rolo de desvio;
  • T – rolo tensor;
  • F – ventoinha do sistema de arrefecimento do motor;
  • PAS – bomba da direcção assistida;
  • GEN – alternador;
  • SC – turbocompressor;
  • VP – bomba de vácuo;
  • WP – bomba do sistema de arrefecimento.

A utilização do esquema correspondente simplifica significativamente a instalação da correia poly V.


A quantidade de sulcos, o perímetro da peça, o tipo de componente e nome do fabricante estão normalmente incluídos nas marcações da correia poly V. Por exemplo, na marcação seguinte: Contitech 5 PK 1546, a indicação “Contitech” significa que a correia é feita pela empresa alemã com o mesmo nome; o dígito 5 é utilizado para marcar o número de sulcos, as letras “PK” indicam que a correia é multi sulcos e 1546 é o comprimento da peça em milímetros.

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