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As informações sobre o Disco de travão
Tudo o que necessita saber sobre a substituição dos discos de travão: vida útil, defeitos comuns e seus sinais, dicas e recomendações
Os fabricantes de discos de travão especificam a sua espessura mínima admissível no rebordo da peça. Quando esta espessura é atingida, os componentes devem ser substituídos. Normalmente acontece após 80.000 a 120.000 quilómetros para os discos do eixo dianteiro e 130.000 a 170.000 quilómetros para os discos do eixo traseiro. em comparação com os discos traseiros, os discos dianteiros são mais propensos a desgaste porque sofrem mais cargas durante a travagem. Mais, os discos desportivos - perfurados ou com ranhuras podem também desgastar-se mais rapidamente.
Em alguns casos os componentes devem ser substituídos mesmo que a sua espessura seja superior ao valor mínimo admissível. Por norma, esta necessidade depende da existência de desgaste não uniforme do disco, deformação ou fendas, aparecimento de zonas raspadas e sulcos na sua superfície, formação de uma protrusão especial no rebordo exterior.
Chiadeira, rangidos, vibração e batimento durante a travagem apontam para defeitos nos discos. Pode também sentir o afrouxamento do pedal do travão. Mais, se notar que o mecanismo de travagem está encravado ao pressionar o pedal, ou se o carro desvia para um dos lados durante uma travagem de emergência, deve inspeccionar imediatamente os componentes.
Os discos de travão devem ser verificados de acordo com o agendado durante todas as revisões do carro e quando as pastilhas são substituídas. Os danos mecânicos, a deformação, a alteração da cor da superfície apontam para a necessidade de substituição. É necessário equipamento especial - um paquímetro e um relógio comparador - para medir o valor da oscilação e da espessura residual dos componentes. Tenha em consideração que os discos de travão ventilados são mais espessos que os não ventilados, algo dependente da sua construção. Após levar a cabo as medições compare os dados com os valores especificados na documentação técnica do carro.
Para substituir os discos de travão remova a roda, desaperte os parafusos do suporte da pinça e fixe a pinça com a ajuda de ferramentas improvisadas. Remova as pastilhas se necessário e desaperte as fixações do disco, desmontando-o de seguida. Ao substituir os componentes do eixo traseiro desactive o travão de mão e afrouxe as suas pastilhas, caso contrário a remoção do disco será impossível. Após a instalação, monte a nova peça, montando toda a unidade na ordem inversa.
Os componentes devem ser substituídos em pares, em cada eixo. É por isso que é desejável que compra kits de travões de discos para que possa poupar dinheiro. As pastilhas de travões devem ser substituídas sempre que se instalam discos novos.
Quais são os melhores discos de travão para instalar no meu automóvel?
Ao escolher os discos de travão, deve-se considerar as suas condições de funcionamento e custo.
- Desfrutar de uma condução assertiva. Travagens frequentes e repentinas podem causar sobreaquecimento dos discos de travão. As perfurações e as ranhuras removem o calor muito rapidamente. Após o pedal do travão ser pressionado repetidamente a uma velocidade de cerca de 80 Km/h, a eficiência dos discos de travão normais diminui significativamente, enquanto os discos com ranhuras e perfurados mostram excelentes resultados.
- Conduz um SUV potente. O grande peso do veículo coloca uma pressão adicional sobre o sistema de travagem, fazendo-o superaquecer e levando a uma eventual deformação do disco.
- Gostaria de dar ao seu automóvel uma aparência mais elegante. Discos de travão perfurados combinados com rodas de liga parecem elegantes e imponentes.
Posso substituir os discos de travão por mim mesmo?
Sem dúvida, responderíamos afirmativamente a isso! A substituição em si não é complicada, mas requer certas competências como o procedimento implica a remoção de rodas e suportes de travão. Se não tiver a experiência necessária, será melhor recorrer a profissionais para obter ajuda. Ao instalar peças novas, as recomendações do fabricante do automóvel devem ser estritamente seguidas.
Qual é a espessura mínima permitida para os discos de travão?
Essa dimensão depende do fabricante e do modelo de cada peça e é geralmente indicada no lado do disco do travão. A maioria dos automóveis têm discos de travões ventilados na parte dianteira. São mais espessos do que os da parte traseira, que são sólidos. Meça os seus discos de travão usando uma craveira. Se a espessura do disco estiver a aproximar-se do mínimo, o disco deve ser imediatamente substituído.
Quando substituir os discos de travão? Devem os discos dianteiros e traseiros ser substituídos ao mesmo tempo?
A melhor maneira de saber se está na hora de substituir os discos de travão é medir a sua espessura. Se for inferior ao mínimo especificado pelo fabricante na borda do disco, o componente deve ser substituído.
Geralmente, os discos de travão dianteiros suportam um maior stress, que os desgasta mais rapidamente. Os discos devem ser substituídos em conjuntos por eixo. Recomenda-se em cada substituição de discos de travão a instalação de novas pastilhas de travão.
Os discos de travão de alta performance seriam uma boa escolha para a condução em cidade?
Os discos de travão perfurados e e com ranhuras seriam adequados para a condução em cidade nos seguintes casos:
- Desfrutar de uma condução assertiva. Travagens frequentes e repentinas podem causar sobreaquecimento dos discos de travão. As perfurações e as ranhuras removem o calor muito rapidamente. Após o pedal do travão ser pressionado repetidamente a uma velocidade de cerca de 80 Km/h, a eficiência dos discos de travão normais diminui significativamente, enquanto os discos com ranhuras e perfurados mostram excelentes resultados.
- Conduz um SUV potente. O grande peso do veículo coloca uma pressão adicional sobre o sistema de travagem, fazendo-o superaquecer e levando a uma eventual deformação do disco.
- Gostaria de dar ao seu automóvel uma aparência mais elegante. Discos de travão perfurados combinados com rodas de liga parecem elegantes e imponentes.
Melhores produtos: Discos de travão dianteiros e traseiros
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Diâmetro [mm]: 253,0, 253
- Tipo de disco de travão: cheio
- Disposição/número de furos: 5/10
- Diâmetro do furo do parafuso da roda [mm]: 15,5
- Círculo de furos Ø [mm]: 112,0
- Espessura do disco de travão [mm]: 10,0, 10
- Espessura mínima [mm]: 8,0
- Diâmetro de centragem [mm]: 65,0
- Diâmetro interior [mm]: 140,0, 140
- Altura [mm]: 51,6
- Superfície: não revestido
- Número de furos 2: 9
- Diâmetro do furo [mm]: 15,3
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem parafusos
- Perfurado: não
- utilizável para veículos até ao ano de: 2016/11
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Diâmetro [mm]: 256
- Tipo de disco de travão: cheio
- N.º de furos da jante: 5/10
- Espessura do disco de travão [mm]: 12,0
- Espessura mínima [mm]: 10,0
- Diâmetro de centragem [mm]: 65,0
- Diâmetro interior [mm]: 140,0
- Altura [mm]: 48,6
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem parafusos
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Diâmetro [mm]: 256
- Tipo de disco de travão: interior ventilado
- Número de furos: 5
- Círculo de furos Ø [mm]: 100,0
- Espessura do disco de travão [mm]: 22,0
- Espessura mínima [mm]: 19,0
- Diâmetro de centragem [mm]: 65,0
- Diâmetro interior [mm]: 134
- Altura [mm]: 36,7
- Superfície: não revestido
- Diâmetro do furo [mm]: 15,6
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem parafusos
- utilizável para veículos até ao ano de: 2016/11
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Diâmetro [mm]: 257
- Tipo de disco de travão: interior ventilado
- Número de furos: 4/8
- Círculo de furos Ø [mm]: 100
- Espessura do disco de travão [mm]: 22
- Espessura mínima [mm]: 20
- Diâmetro de centragem [mm]: 60
- Diâmetro interior [mm]: 127
- Diâmetro do furo [mm]: 14,3
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cubo de roda
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Diâmetro [mm]: 260
- Tipo de disco de travão: ventilado de fora
- Disposição/número de furos: 04/06
- Diâmetro do furo do parafuso da roda [mm]: 13,6
- Círculo de furos Ø 1 [mm]: 100
- Espessura do disco de travão [mm]: 22
- Espessura mínima [mm]: 19,8
- Diâmetro de centragem [mm]: 61
- Diâmetro do cubo [mm]: 126
- Altura [mm]: 44
- Peso [kg]: 5,6
- Superfície: não revestido
- Número de furos de fixação: 2
- Tipo de travões: Travões de disco
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem parafusos, sem cubo de roda, sem pernos de fixação da roda
- Perfurado: não
- utilizável para veículos até ao ano de: 2016/11
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: COATED DISC LINE
- Diâmetro [mm]: 253
- Tipo de disco de travão: cheio
- Número de furos: 5
- Espessura do disco de travão [mm]: 10
- Espessura mínima [mm]: 8
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 51
- Superfície: revestido
- Binário de aperto [Nm]: 120
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: COATED DISC LINE
- Diâmetro [mm]: 272
- Tipo de disco de travão: cheio
- Número de furos: 5
- Espessura do disco de travão [mm]: 10
- Espessura mínima [mm]: 8
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 48
- Superfície: revestido
- Binário de aperto [Nm]: 120
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Diâmetro [mm]: 282,6
- Tipo de disco de travão: ventilado, interior ventilado
- Número de furos: 4
- Círculo de furos Ø [mm]: 108
- Espessura do disco de travão [mm]: 26,1
- Espessura mínima [mm]: 24
- Diâmetro de centragem [mm]: 66,1
- Altura [mm]: 34,3
- Superfície: revestido
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- satisfaz a norma ECE: ECE-R90
- Diâmetro do furo até [mm]: 12,9
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Diâmetro [mm]: 255,7
- Tipo de disco de travão: ventilado
- Número de furos: 5
- Círculo de furos Ø [mm]: 100
- Espessura do disco de travão [mm]: 22
- Espessura mínima [mm]: 19
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 36,7
- Superfície: revestido
- Tratamento: alto carbono
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- satisfaz a norma ECE: ECE-R90
- Diâmetro do furo até [mm]: 15,7
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Diâmetro [mm]: 232
- Tipo de disco de travão: cheio
- Número de furos: 5
- Círculo de furos Ø [mm]: 100
- Espessura do disco de travão [mm]: 9
- Espessura mínima [mm]: 7
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 39,4
- Superfície: revestido
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- satisfaz a norma ECE: ECE-R90
- Diâmetro do furo até [mm]: 15,8
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Diâmetro [mm]: 288
- Tipo de disco de travão: ventilado
- Número de furos: 9
- Círculo de furos Ø [mm]: 112
- Espessura do disco de travão [mm]: 24,9
- Espessura mínima [mm]: 22
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 49,6
- Superfície: revestido
- Tratamento: alto carbono
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- satisfaz a norma ECE: ECE-R90
- Diâmetro do furo até [mm]: 15,3
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo
- Diâmetro [mm]: 279,8
- Tipo de disco de travão: ventilado, interior ventilado
- Número de furos: 9
- Círculo de furos Ø [mm]: 112
- Espessura do disco de travão [mm]: 22
- Espessura mínima [mm]: 19
- Diâmetro de centragem [mm]: 65
- Altura [mm]: 49,5
- Superfície: revestido
- Tratamento: alto carbono
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos
- satisfaz a norma ECE: ECE-R90
- Diâmetro do furo até [mm]: 15,3
- Perfurado: não
- condição: Completamente novo