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Sistema de admissão de ar: substituição e seleção
Quando e porque é necessário substituir o sistema de admissão de ar
A maior parte dos elementos do sistema de admissão de ar, em particular, o coletor de admissão, mangueiras e tubos, não têm limite exato de vida útil. A substituição do filtro de ar pode ser necessária após 10 000 quilómetros de quilometragem.
O defeito comum do coletor de admissão são os seus danos mecânicos. O filtro de ar é substituído no caso de sujidade severa. A substituição da mangueira de borracha de admissão de ar é realizada aquando da sua violação de integridade. E um novo tubo de alimentação de ar metálico pode tornar-se necessário, por exemplo, devido à corrosão do antigo.
Os danos do coletor de admissão são principalmente o resultado de um acidente de viação ou superaquecimento do motor. Além disso, em alguns casos o elemento pode ficar danificado devido à instalação incorreta. O filtro de ar torna-se muitas vezes inutilizável como resultado do entupimento com a poeira. As fissuras das mangueiras de borracha podem aparecer no caso de forte desgaste. A corrosão dos componentes é o resultado da influência de humidade.
Geralmente, os sinais dos elementos do sistema de admissão de ar são as falhas no funcionamento do motor. Assim, o entupimento do filtro de ar pode ser indicado pelo seguinte: redução da potência do motor, arranque conturbado, detonação. A operação instável do motor e o excessivo consumo de combustível ocorrerem no coletor de admissão com defeitos.
A instalação dos componentes do sistema de admissão de ar tem algumas peculiaridades. Em particular, alguns filtros de ar devem estar saturados com óleo antes da instalação. No caso de substituição do coletor de admissão, precisa verificar a condição das mangueiras e instalar novas, se necessário. Além disso, recomenda-se substituir as vedações durante cada desmontagem do coletor. Ainda, ter em conta que pode ser necessário um dispositivo de elevação durante a substituição de alguns elementos do sistema de admissão de ar.
Como selecionar o sistema de admissão de ar
Um coletor de admissão de metal ou plástico é instalado no sistema. O primeiro é mais confiável, enquanto a vantagem do segundo é o seu menor peso.
Os filtros de ar diferem entre si pelo tipo de elemento filtrante. Os filtros padrão ou de resistência zero são geralmente instalados nos automóveis de passageiros modernos. Os componentes do primeiro tipo são os mais comuns. A função do elemento filtrante é executada pelo especial papel ondulado.
Os filtros de resistência zero são usados principalmente em automóveis desportivos. Normalmente, o tecido de algodão ou espuma de poliuretano são usados como um elemento filtrante.
Para que os elementos do sistema de admissão de ar não tenham falhas durante um tempo contínuo, compre produtos de marcas comprovadas. Em particular, peças duráveis são apresentadas na variedade de THERMOTEC, Febi Bilstein, DT.
Considere as características técnicas do motor quando compra os elementos do sistema de admissão de ar. Comprimento e diâmetro dos tubos, formas e tamanhos dos filtros, estrutura do coletor de admissão, dependem grandemente da marca e modelo do automóvel. Preste atenção para o facto de que os filtros de ar diferem entre si pela forma. Também podem ter várias etapas de filtração.