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As informações sobre o Barra escora barra estabilizadora
O que precisa de saber sobre a substituição da conexão de estabilizador: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
A vida útil média da conexão de estabilizador é de cerca de 30 000 - 50 000 quilómetros de operação. O fim da vida útil depende das condições de estrada onde o carro é utilizado e do estilo de condução individual.
Frequentemente, a barra estabilizadora precisa de ser substituída devido a más fixações pivô. Outra causa comum para substituição é a rutura da carcaça da cavilha da articulação de suspensão e movimentação livre do estabilizador.
Sinais comuns que sugerem anomalias na conexão de estabilizador dianteira ou traseira são chocalhar ao conduzir sobre obstáculos, aumento do movimento da carroçaria em curva, piorar da estabilidade na estrada, oscilação da carroçaria ao acelerar ou abrandar.
Para fazer o diagnóstico da barra estabilizadora dianteira ou traseira por si só, tente oscilar o carro. Se os componentes estiverem operacionais, vai ser difícil fazê-lo. Ao verificar, preste atenção ao estado da coifa de proteção do pó: se existirem fissuras ou outros danos, existe o risco de a conexão partir devido a desgaste abrasivo. Para um diagnóstico mais preciso é recomendável contactar uma oficina, uma vez que as anomalias na conexão de estabilizador nem sempre são percetíveis a olho nu.
Para substituir o componente precisa de fixar o carro com recurso ao travão de estacionamento e colocar o carro numa plataforma elevatória, depois fixar meio eixo com um encaixe sextavado e desapertar os fixadores do estabilizador. Desmonte o componente partido, limpe o assento, instale um estabilizador novo e monte tudo na ordem inversa.
É recomendável substituir as conexões de estabilizador aos pares em um eixo. Também deve monitorizar o estado das buchas e montagens da barra estabilizadora. É preferível confiar os trabalhos de substituição do componente a especialistas de uma oficina, por requererem habilidades específicas.
Como substituir os elos das barras estabilizadoras?
É fácil substituir os elos da barra estabilizadora sem ajuda se tiver as capacidades básicas para tal. O algoritmo de acções para a substituição dos elos das barras dianteiras e traseiras é semelhante.Normalmente a sequência de tarefas é a seguinte:
- Puxe a alavanca do travão de mão.
- Desaperte os parafusos ou porcas que fixam as rodas.
- Levante o eixo correspondente com a ajuda de um macaco.
- Desmonte as rodas.
- Coloque apoios seguros sobre os braços das rodas ou sob a carroçaria.
- Desmonte a fixação dos elos das barras estabilizadoras com a ajuda das ferramentas adequadas. A fixação dos elos das barras ou de outros elementos da suspensão pode ser levada a cabo com a ajuda de borrachas, juntas, ligações roscadas, combinação de bucha e junta, etc.
- Instale as peças novas.
Não existe a necessidade de alinhamento da direcção após a instalação dos compontnes. Mas se não tiver a experiência e as capacidades necessárias, será adequado confiar a substituição a profissionais.
Que elos das barras estabilizadoras escolher?
Os elos das barras estabilizadoras devem ser escolhidos de acordo com os requisitos técnicos do carro. Por exemplo, os elos em metal são indicados para cargas elevadas, mas podem partir rapidamente em condições de climas húmidos. Os elos feitos em polímeros são mais sujeitos a danos mecânicos, razão pela qual podem partir mais frequentemente que os de metal em condições de estradas com má qualidade. Para que os componentes durem o máximo possível, prefira os de marcas conhecidas como A.B.S., Delphi, Febi Bilstein, Fortune Line, Mapco, Metzger, Sasic, Meyle, Monroe, Ridex, Moog, Ruville, Stark Professional Line, Topran, Triscan, TRW, Vaico, Swag e outras.
Como verificar o estado de funcionalidade dos elos das barras estabilizadoras?
- A funcionalidade dos elos das barras estabilizadores pode ser verificada recorrendo a alguns métodos. Em primeiro lugar, rode na totalidade o volante, agarre o elo e ente abaná-lo. Se sentir folgas, o componente deve ser substituído. Este método é adequado apenas para os elos da barra estabilizadora dianteira. As todas deve ser desmontadas para verificação dos da barra traseira.
- Em alguns carro, dadas as particularidades de construção, o acesso ao local de montagem da unidade é difícil pelo lado da cava da roda. Neste caso tem de colocar o carro numa plataforma elevatória, desmontar a roda, desapertar os parafusos ou porcas de fixação antecipadamente, desapertar as fixações superiores do elo da barra estabilizadora e abanar o mecanismo. A deslocação fácil da junta ou folgas muito grandes entre os seus componentes indicam o desgaste da peça. A funcionalidade dos fixadores pode ser verificada tentando abanar o elo com a ajuda de materiais que tenha à mão, por exemplo, um pé de cabra.
Que sinais podem indicar defeitos nos elos da barra estabilizadora?
Os defeitos dos elos da barra estabilizadora podem ser detectados através de um conjunto de indícios directos e indirectos. Os mais comuns são: batimentos na suspensão dianteira ou traseira, que aumentam durante a passagem por irregularidades, derrapagem do carro ao conduzir a alta velocidade, inclinações do raio de viragem, rolagem do carro e adornagem excessiva do carro ao travar. Se encontrar algum destes sinais, inspeccione visualmente os elos: a superfície das peças não deve mostrar sinais de corrosão nem danos. Após isto, inspeccione a junta da unidade, em busca de folgas. É necessário substituir o componente caso encontre mesmo a folga mais ínfima.
Melhores produtos: Tirante da barra estabilizadora
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 74
- Rosca exterior 2 [mm]: M8x1,25
- Peso [kg]: 0,11
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 93,5
- Material: Aço
- Rosca exterior [mm]: M8 x 1,25
- Abertura da chave: 13
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 103,5
- Material: Plástico
- Medida da rosca: M10×1,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 105
- Material: Aço
- Medida da rosca 1: M10X1.5
- Tipo de rosca: com rosca direita
- Diâmetro 3 [mm]: 8
- Diâmetro 1 [mm]: 10,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 335
- Medida da rosca 1: M10x1.5
- Medida da rosca 2: M10x1.5
- Tipo de rosca: com rosca direita
- Diâmetro 3 [mm]: 11
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 330
- Medida da rosca 1: MM10X1,5R
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito, Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 287
- Material: Aço
- Medida da rosca 1: M10x1,5
- Medida da rosca 2: M10x1,5
- Artigo complementar / informação complementar: com adaptador de chaves
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito, Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 270
- Material: Aço
- Medida da rosca 1: M10x1,5
- Medida da rosca 2: M10x1,5
- Artigo complementar / informação complementar: com adaptador de chaves
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra oscilante
- Comprimento (mm): 360
- Material: Aço
- Rosca exterior [mm]: M12x1,25
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 260
- Material: Aço
- Medida da rosca 1: M12X1.5
- Medida da rosca 2: M12X1.5
- Tipo de rosca: com rosca direita
- Diâmetro 3 [mm]: 10
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Barra/escora: Barra de acoplamento
- Comprimento (mm): 95
- Medida da rosca: M10x1.5
- Artigo complementar / informação complementar: com acessórios
- Veículo com volante à esquerda/à direita: para veículos de volante à esquerda/direita
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito
- Barra/escora: Barra oscilante
- Comprimento (mm): 335
- Medida da rosca 1: M12x1,5
- Medida da rosca 2: M12x1,5
- Artigo complementar / informação complementar: com acessórios
- Diâmetro do tubo [mm]: 10
- condição: Completamente novo