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Vela de ignição para automóvel

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As informações sobre o Vela de ignição
O que precisa de saber sobre a substituição de velas de ignição: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
A vida útil das velas de ignição depende do tipo e qualidade do combustível utilizado e condições de operação do carro. Os fabricantes recomendam a substituição de velas de níquel a cada 20.000 - 30.000 quilómetros de operação. As velas de ignição de platina duram mais tempo, cerca de 60.000 - 70.000 quilómetros. O fim da vida útil das velas de ignição de irídio é 80.000 - 100.000 quilómetros. Se os componentes avariarem antes, devem ser imediatamente substituídos.
As avarias comuns das velas de ignição são: formação de carbono, depósitos de combustível ou óleo nos elétrodos, desgaste, derreter ou corrosão dos elétrodos, danos térmicos e desgaste da tomada da vela, rachar ou conspurcação do isolador.
A necessidade de diagnóstico das velas de ignição pode ser detetada por sinais como o piorar das dinâmicas do carro, arranque difícil, perda de potência, operação instável do motor em standby. Além de aumento do consumo de combustível, puxões e ruído excessivo durante o arranque do motor.
As avarias dos componentes podem ser detetadas durante uma inspeção visual. Velas de ignição escurecidas podem indicar demasiado aquecimento para esse motor, anomalias na cablagem de alta voltagem ou no isolador. Por outro lado, depósitos na vela de ignição, podem indicar um aquecimento demasiado baixo. Tonalidade vermelha nos componentes também indicam necessidade de substituição. Os componentes operacionais não devem ter pátina ou manchas de combustível ou óleo.
Para substituir o kit da vela de ignição precisa de se dirigir a uma oficina, uma vez que é um procedimento trabalhoso, requer o manuseio de cabos de alta voltagem e a utilização de ferramentas específicas. É muito importante para prevenir a entrada de pó e lixo nos locais de montagem das velas e cumprir o binário de aperto da vela durante o serviço.
Quais as melhores velas para o seu carro?
- De forma a seleccionar as melhores velas da ignição para o seu carro, foque-se na reputação da marca e a sua popularidade. Prefira marcas como a Denso, NGK, Febi, Bilstein, Champion, Vemo, Bosch. As velas de ignição destes fabricantes são notáveis pela sua elevada qualidade, fiabilidade, durabilidade e são também capazes de assegurar o funcionamento sem falhas do motor do seu carro.
- É também importante seleccionar peças de acordo com os requisitos técnicos do veículo e as suas condições de utilização. As velas de ignição de irídio ou platina serão excelentes para o injector, já que se caracterizam pela longa vida útil e eficácia. As velas especiais com um revestimento protector adicional, uma folga da vela menor, e indicadas para suportar temperaturas mais elevadas são melhores para os carros a gás.
O que é a folga das velas de ignição para os motores a gás? Em que medida diferem das velas para os motores a gasolina?
A principal diferença entre as velas de ignição para motores a gasolina e gás reside no tamanho da folga, a gama de calor e a espessura do eléctrodo. A mistura de combustível dos motores a gás arde a uma temperatura mais elevada, e é por isso que para o seu adequado funcionamento se recomenda a utilização de velas de ignição com maior gama de temperatura, do que para os motores de injecção. De forma a reduzir o risco de falha no arranque, estas velas têm folgas menores e o eléctrodo é mais finl. Na maioria dos casos são utilizados metais preciosos para o seu fabrico, já que as velas de platina ou irídio suportam cargas mais elevadas. Durante a selecção dos componentes, é necessário especificar quais as velas utilizadas no seu carro, porque alguns parâmetros, por exemplo as folgas e as dimensões , devem ser exactamente iguais às especificadas nos requisitos técnicos da viatura.
Como verificar as velas em casa?
- De forma a verificar as velas de ignição sem ajuda, em primeiro lugar deve assegurar-se que os cabos de alta voltagem não têm qualquer tipo de quebra utilizando um multímetro. Para o fazer, ligue o dispositivo no modo “ohmímetro”, ligue as pontas às extremidades do cabo e meça a resistência. Compare o valor obtido com os valores inscritos no isolamento do cabo. Normalmente os componentes funcionais têm uma resistência de 3,5 a 10 kOhms. Se não existir uma ruptura no cabo, pode continuar a verificar a funcionalidade das velas de ignição.
- A verificação do estado funcional das velas em casa reside na sua inspecção visual. Para o fazer necessita de desaparafusá-las dos seus locais de instalação e examiná-las: fuligem na superfície, deformação e danos mecânicos podem indicar defeitos das peças. Se durante a inspecção visual não encontrar danos visíveis, mas as velas continuam a não produzir chispa, deve levar a cabo um diagnóstico mais minucioso, incluindo de todo o sistema de ignição, incluindo a bobina, o detonador e outros componentes.
Quando é necessário substituir as velas de ignição?
As velas de ignição de cobre-níquel devem ser substituídas após 20.000 a 30.000 quilómetros, as de irídio e platina após 60.000 a 120.000. Mas se utilizar combustível de má qualidade no seu carro, o sistema de ventilação da cambota ou o sistema de fornecimento de combustível podem ficar operacionais, os componentes podem avarias mais cedo. Por norma, pode aperceber-se da altura da substituição ou limpeza das velas pelo consumo excessivo de combustível, pela diminuição da potência do motor ou o seu arranque difícil, e pelos solavancos durante a condução. Se notou apenas um destes sinais, é necessário levar a cabo o diagnóstico das velas de ignição o mais rapidamente possível.
Melhores produtos: Vela de ignição

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 3
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Vela de ignição: 1 eléctrodo de massa, Eléctrodo central de níquel, Ligação SAE enroscável
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo

- Rosca exterior [mm]: 14
- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 3
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Vela de ignição: Eléctrodo central de níquel, Ligação SAE fixa, 1 eléctrodo de massa
- Passo da rosca [mm]: 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- Ângulo de aperto [graus]: 90
- condição: Completamente novo

- Rosca exterior [mm]: 14
- Comprimento da rosca [mm]: 26,5
- Posição da faísca [mm]: 5
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Vela de ignição: Eléctrodo central de níquel
- Passo da rosca [mm]: 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- Ângulo de aperto [graus]: 90
- condição: Completamente novo

- Rosca exterior [mm]: M14 x 1,25
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,8
- Abertura da chave: 16
- Vela de ignição: 2 eléctrodos de massa, Eléctrodo central de níquel
- Medida da rosca 1: 19
- Binário de aperto [Nm]: 22
- Diâmetro [mm]: 14
- Peso [g]: 43
- Número de contatos de ficha: 2
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 4
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,7
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 4
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,7
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 12 x 1,25
- Técnica de ligação: Napf
- Binário de aperto [Nm]: 23
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 5
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo
- Comprimento da rosca [mm]: 19,0
- Posição da faísca [mm]: 5,2
- Abertura da chave: 16 mm
- Vela de ignição: Eléctrodo central de níquel, 3 eléctrodos de massa, antiparasitário, 1 kOhm, com sede plana, Ligação SAE fixa
- Medida da rosca: M14 x 1,25
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 3
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo
- Comprimento da rosca [mm]: 19,0
- Posição da faísca [mm]: 3,5
- Abertura da chave: 16 mm
- Vela de ignição: Eléctrodo central de platina, 4 eléctrodos de massa, antiparasitário, 5 kOhm, com sede plana, Ligação SAE fixa
- Medida da rosca: M14 x 1,25
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 19
- Posição da faísca [mm]: 6
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,8
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo

- Comprimento da rosca [mm]: 26,5
- Posição da faísca [mm]: 5
- Distância entre eléctrodos [mm]: 0,9
- Abertura da chave: 16
- Medida da rosca: M 14 x 1,25
- Binário de aperto [Nm]: 28
- Número de contatos de ficha: 1
- condição: Completamente novo