As informações sobre o Sonda Lambda

O que precisa de saber sobre a substituição da sonda lambda: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações

Em média, a substituição da sonda lambda é necessária após 100 000 quilómetros de operação. A vida útil deste componente depende especialmente do seu tipo, presença de um radiador. Se for utilizado combustível de baixa qualidade, pode ser necessário substituir o sensor O2 mais cedo.

As anomalias seguintes são as mais comuns para o componente: queima ou conspurcação da extremidade cerâmica, oxidação das ligações, rutura do radiador e despressurização da carcaça do sensor.

As anomalias do sensor de oxigénio caracterizam-se pelo funcionamento instável do motor incluindo o funcionamento em standby, piorar das dinâmicas do carro, diminuição da potência do motor e características de aceleração, aumento do consumo de combustível, ruído incomum após arranque do motor.

Se existir uma luz indicadora do funcionamento da sonda lambda dá um sinal adequado.

O diagnóstico do sensor de concentração de oxigénio inclui testá-lo com recurso a um oscilógrafo. Os resultados dos dados da voltagem são comparados com os valores aceitáveis especificados por um fabricante. É recomendável contactar uma oficina para verificar e substituir o sensor O2, porque o procedimento requer experiência em reparação automóvel e equipamento específico.

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Como faço para verificar o sensor lambda?

Para verificar se o sensor lambda está operável, precisará de um multímetro. Este procedimento envolve várias etapas. Primeiro, certifique-se de que o aquecedor do sensor recebe a voltagem.

Para fazer isso, ligue a ignição e conecte as sondas do multímetro aos terminais dos fios que passam através do aquecedor. Em seguida, ligue cuidadosamente o motor. A tensão indicada deve ser de 12 V. Depois de desligar o conector, coloque as sondas nos fios do aquecedor para testá-lo. Se não houver resistência, então o sensor lambda deve ser substituído.

Assim que a ignição esteja acionada, recomenda-se que verifique se existe tensão de referência entre o fio do sinal e o chassi. A tensão deve ser de 0,45 V. O sinal do sensor lambda é verificado depois de o motor ter sido aquecido até à temperatura de funcionamento. A tensão entre o fio do sinal e o chassi a 3 000 rpm deve estar na gama de 0,1 - 0,9 V. Instruções detalhadas podem ser encontradas nos tutoriais em vídeo.

Onde devo instalar o sensor lambda?

O sensor lambda pode ser instalado em diferentes partes do sistema de escape. São geralmente usados dois sensores lambda em veículos modernos: um sensor superior, instalado no coletor de escape antes do catalisador, e um inferior - colocado após o catalisador.

O sensor lambda é por vezes instalado no tubo de receção antes do catalisador. Para detetar esta localização exata da peça de reposição que depende das características de conceção de um veículo, nomeadamente do tipo de motor, leia a documentação técnica do veículo.

Quais são os sinais de falha do sensor lambda?

Uma vez que o sensor lambda está com defeito, muitas vezes faz com que outros sistemas do automóvel funcionem mal. Os sinais mais comuns de falha do sensor lambda são:

  • aumento do consumo de combustível;
  • funcionamento instável do motor;
  • movimentos bruscos do veículo durante a condução;
  • aumento do nível de toxicidade dos gases de escape;
  • sons incomuns (estalidos) produzidos pelo motor;
  • redução da potência do motor;
  • resposta lenta ao pressionar o pedal do acelerador;
  • fumo negro que sai do tubo de escape;

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