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As informações sobre o Amortecedores
O que precisa de saber sobre a substituição do amortecedor: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
Os amortecedores da suspensão duram em média 100 000 - 120 000 quilómetros de operação. O componente pode avariar devido a desgaste das buchas de montagem e vedante da barra, corrosão das fixações e suporte da mola do amortecedor, deformação da carcaça e rotura da válvula.
Pode notar uma anomalia dos amortecedores traseiro e dianteiro através de manchas de fuga de fluido circulante, piorar da estabilidade na estrada e dirigibilidade do veículo. Também pode notar resposta atrasada do girar do volante em secções de estrada desiguais. O desgaste desigual dos pneus também aponta para anomalias das colunas da suspensão.
A diagnóstico numa oficina permite estimar com precisão o estado da coluna da suspensão, que pode ser efetuado no banco de ensaio ou bancada de teste. No primeiro caso, o carro é colocado na área da bancada e depois são tiradas medidas da oscilação coaxial. Depois, são comparadas com as especificações do fabricante. A verificação da força de amortecimento é efetuada na bancada de teste, o que requer a desmontagem do amortecedor traseiro ou dianteiro consoante a localização do componente anómalo. Para verificar os suportes e o amortecedor e outros elementos da unidade, precisa de colocar o carro numa plataforma elevatória e inspecionar os componentes.
A substituição dos amortecedores apenas é realizada numa oficina. O carro precisa de ser elevado e os parafusos que fixam a coluna da suspensão dianteira à manga do eixo desapertados. Depois, deve desconectar a mangueira do sistema de travagem da coluna, desapertar a fixação da montagem do amortecedor dianteiro e retirar a coluna. É instalada uma nova unidade como um conjunto e as peças são montadas na ordem inversa. A coluna da suspensão traseira é substituído num princípio semelhante. Se as colunas forem desmontáveis, então é possível substituir apenas os cartuchos do amortecedor. É importante lembrar-se que ambos os componentes num eixo devem ser substituídos em caso de rutura de um amortecedor.
Como substituir o fole de poeira do amortecedor por si só?
Não é recomendável substituir o fole de poeira do amortecedor por si só. Durante os serviços, vai precisar de desmontar e desmantelar o coluna do amortecedor. A desmontagem da unidade pressupõe a utilização de equipamento específico, uma ferramenta de remoção para compressão das molas. É perigoso retirar a mola sem esta, uma vez que tem muita força. Ao selecionar foles de poeira para substituir, guie-se pela documentação técnica do veículo. Escolha apenas componentes com parâmetros exatamente iguais ao equipamento original. Tenha em consideração que os foles de poeira do amortecedor traseiro e dianteiro podem variar nas dimensões para o mesmo carro.
Os foles de poeira do amortecedor podem bater?
Os foles de poeira do amortecedor não podem bater. Contudo, o mais frequente é as batidas da suspensão serem percebidas pelos condutores como bater dos foles de poeira. Por esse motivo, se ouvir ruídos estranhos na localização de montagem das peças ao conduzir, deve dirigir-se a especialistas para efetuarem um diagnóstico.
Relativamente aos foles de poeira, os seus defeitos, fissuras e rasgões na sua superfície, podem ser facilmente visualizados. Adicionalmente, durante o diagnóstico, podem ser encontrados vestígios de fuga de óleo na superfície do fole de poeira. Neste caso, vai precisar de substituir o suporte do amortecedor.
Como examinar o encosto da suspensão do amortecedor?
Para inspecionar o encosto da suspensão do amortecedor deve inspecioná-lo visualmente. Fissuras, rasgões, deformação ou fixação incorreta das peças, apontam para a necessidade de substituir o componente. As peças avariadas devem ser substituídas o mais rápido possível, caso contrário, o risco de danificação do suporte do amortecedor aumenta. É recomendável verificar o estado dos foles de poeiro e encostos da suspensão durante cada inspeção técnica.
Melhores produtos: Amortecedor dianteiro e traseiro

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor telescópico
- Tipo de aperto do amortecedor: olhal em baixo
- comprimento máx. [mm]: 468
- comprimento mín. [mm]: 315
- Diâmetro da biela [mm]: 12,5
- Peso líquido [kg]: 1,7
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima
- Diâmetro [mm]: 51
- Diâmetro da biela [mm]: 22
- Quantidade por eixo: 1
- Comprimento (mm): 460, 296
- Medida da rosca: M14x1,5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, braçadeira em baixo
- comprimento máx. [mm]: 488
- comprimento mín. [mm]: 365
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: olhal em baixo, cavilha em cima
- comprimento máx. [mm]: 709
- comprimento mín. [mm]: 473
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, Placa em baixo
- Comprimento (mm): 530, 335
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor telescópico
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, olhal em baixo
- comprimento máx. [mm]: 637
- comprimento mín. [mm]: 409
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima
- Diâmetro [mm]: 55
- comprimento máx. [mm]: 540
- comprimento mín. [mm]: 358
- número de peças necessárias: 1
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor telescópico
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, olhal em baixo
- comprimento máx. [mm]: 615
- comprimento mín. [mm]: 364
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, Placa em baixo
- Diâmetro [mm]: 25/55
- comprimento máx. [mm]: 540
- comprimento mín. [mm]: 358
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: TWIN
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor com assento de mola
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima
- Diâmetro [mm]: 50
- Diâmetro da biela [mm]: 22
- Quantidade por eixo: 1
- Comprimento (mm): 525, 355
- Medida da rosca: M14x1,5
- Observar os dados técnicos
- condição: Completamente novo

- Sistema de amortecedores: Tubo duplo
- Tipo de amortecedor: Pressão do gás
- Modelo de amortecedor: Amortecedor telescópico
- Tipo de aperto do amortecedor: cavilha em cima, olhal em baixo
- Dados: SEOV30/13X170A
- Eixo: Eixo de quatro braços
- condição: Completamente novo