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As informações sobre o Mola helicoidal
O que precisa de saber sobre a substituição da mola da suspensão: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
A mola da suspensão não tem uma vida útil específica. A sua substituição é frequentemente realizada devido a danos por corrosão. O componente também deve ser substituído em caso de danos mecânicos, podendo por exemplo fissurar, e perda de elasticidade.
A presença de anomalias caracteriza-se pela redução da distância ao solo, rolar do carro, perda de conforto ao viajar, desgaste desigual dos pneus.
Pode diagnosticar a rutura da mola por si só. Para o fazer, precisa de colocar o carro num local plano e descarregá-lo. Em caso de anomalias na mola da suspensão, um dos lados do carro é mais baixo que o outro. Para um diagnóstico detalhado precisa de enviar o carro a uma oficina. Os especialistas vão desmontar as molas da suspensão com recurso a equipamento específico e depois verificar a existência de danos ou ferrugem. Adicionalmente, os especialistas da oficina medem a altura das molas para definir se existe descaimento.
A substituição dos componentes também é realizada numa oficina. Os especialistas recomendam a substituição destes componentes aos pares em cada eixo. Para o fazer, precisa de comprar e instalar o kit da mola da suspensão, que ajuda a evitar desgaste desigual.
Como retirar e substituir molas de suspensão?
É bastante difícil substituir molas de suspensão sem equipamento para fixação e chaves específicas. Aliás, todos os trabalhos que envolvam reparação dos eixos são bastante árduos e podem exigir o ajuste do alinhamento da roda, devendo ser confiados a profissionais. Não recomendamos a remoção da mola sem fixadores. Isto é muito perigoso. Se tiver algo com o que prender as molas e as habilidades necessárias, pode tentar substituir por conta própria.
A sequência de ações para substituir componentes dos eixos dianteiros e traseiros pode ser diferente Encontra instruções mais detalhadas na documentação técnica do veículo ou em tutoriais em vídeo no YouTube.
Como escolher molas de suspensão?
Consulte a documentação técnica do veículo para selecionar as molas de suspensão. Normalmente esta contem o comprimento, diâmetro da haste, quantidade de bobinas, tipo de enrolamento, resistência e carga máxima segura. São utilizadas cores para indicar a rigidez dos componentes, sendo aplicada às suas bobinas. Toda a informação necessária costuma constar nos catálogos de seleção de peças.
O desempenho do veículo na estrada pode ser modificado com molas de suspensão.Por exemplo, a instalação de molas mais rígidas no eixo dianteiro impedirá o afundamento da parte dianteira do automóvel durante a travagem, bem como a instalação de molas mais suaves no eixo traseiro impedirá o excesso de velocidade.
Para que são necessários os espaçadores das molas? Quais os melhores espaçadores?
Os espaçadores para molas de suspensão são necessários nos seguintes casos:
- se for necessário prevenir o descaimento de carga excessiva. Utilizar o espaçador de mola para este propósito é muito eficiente: são baratos e muito fáceis de instalar. Tudo o que tem de fazer para a sua instalação é elevar o carro com recurso a um macaco, suspendendo a roda do chão para que a mola seja esticada e inserir cuidadosamente o espaçador entre as suas bobinas.
- se for necessário restaurar a distância ao solo, que foi diminuída ao longo do tempo com a redução da rigidez das molas. Para isto, os espaçadores devem ser inseridos entre a mola ou a sua montagem e o copo de posicionamento. No eixo traseiro é habitual serem utilizados espaçadores de poliuretano, borracha ou plástico. No dianteiro, alumínio ou aço.
Melhores produtos: Molas traseiro esquerdo direito

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Chassis: para veículos com chassis standard
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Diâmetro [mm]: 116,5
- Espessura 1 [mm]: 12,5
- Peso [kg]: 2,26
- Comprimento total [mm]: 370
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Comprimento (mm): 362
- Diâmetro [mm]: 140
- Espessura 1 [mm]: 12,5
- Peso [kg]: 2,6
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Comprimento (mm): 365
- Diâmetro [mm]: 141
- Espessura 1 [mm]: 11,3
- Peso [kg]: 1,54
- Diâmetro do fio [mm]: 11,5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Comprimento (mm): 340
- Diâmetro [mm]: 111,8
- Espessura 1 [mm]: 11,25
- Peso [kg]: 1,7
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Espessura [mm]: 11,7
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Comprimento (mm): 346,00
- Diâmetro [mm]: 107
- Diâmetro do fio [mm]: 10,8
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Chassis: para veículos com chassis standard
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Comprimento (mm): 269
- Diâmetro [mm]: 135
- Espessura 1 [mm]: 13
- Peso [kg]: 1,76
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Forma da mola: Mola helicoidal
- Comprimento (mm): 365, 368
- Diâmetro [mm]: 140
- Espessura 1 [mm]: 11,3
- Peso [kg]: 1,58
- Diâmetro do fio [mm]: 11,7
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Forma da mola: Mola helicoidal com diâmetro constante
- Comprimento (mm): 340
- Diâmetro [mm]: 11,75, 141
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 350
- Diâmetro [mm]: 135,0
- Espessura 1 [mm]: 11,25
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 340
- Diâmetro [mm]: 146, 13
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Chassis: para veículos sem chassis desportivo
- Forma da mola: Mola helicoidal com diâmetro constante
- Comprimento (mm): 327,00
- Diâmetro [mm]: 164
- Diâmetro do fio [mm]: 16
- condição: Completamente novo