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As informações sobre o Braço oscilante suspensão da roda
O que é necessário saber sobre a substituição dos braços da suspensão: limite de vida útil, defeitos comuns e seus sinais, dicas e recomendações
A vida útil dos braços da suspensão varia entre os 60.000 e os 80.000 km. Depende grandemente do estado da estrada onde utiliza o carro e o estilo de condução. Para além do desgaste, o defeito dos braços da suspensão dianteiros ou traseiros pode ser provocado por vários danos mecânicos (fendas, rupturas) e deformação.
Os sinais de defeito das peças são chiadeira e batimentos durante a condução em estradas acidentadas. Ao curvar, podem ouvir-se cliques e estalidos no lado da suspensão. Mais, os sinais de falha dos braços são: deterioração da capacidade de aderência à estrada em movimento rectilíneo. Os defeitos dos braços (braços arrastados e forquetas) podem ser indicados pelo desgaste desigual dos pneus e folga significativa do volante.
Recomenda-se a inspecção dos componentes numa estação de serviço. É necessário recorrer a um fosso ou a uma plataforma elevatória. As peças são minuciosamente inspeccionadas em busca de fendas ou deformações e deverão ser substituídas em caso de necessidade. É melhor confiar este procedimento a especialistas, já que pode ser necessário desmontar algumas outras peças que impeçam o acesso à unidade.
O algoritmo para substituição para os braços da suspensão superiores dianteiros e traseiros difere ligeiramente do procedimento de desmontagem e instalação dos braços de suspensão inferiores. Em qualquer dos casos, a desmontagem das rodas (dianteiras e traseiras) será necessária, bem como a limpeza da suspensão. Depois, um especialista desaperta os fixadores da barra estabilizadora e desmonta as rótulas. Durante a remoção do braço traseiro inferior, os fixadores da peça ao eixo rígido e o fixador da peça à viga do eixo são desapertados. Durante a desmontagem do braço dianteiro inferior (bem como do traseiro), um especialista irá desligar o sensor ABD, caso seja necessário.
Após o que o componente com defeito pode ser desmontado. Um novo braço é instalado seguindo o processo na ordem inversa. Assim que a peça esteja instalada, um especialista irá verificar o alinhamento das rodas e ajustá-lo, caso necessário.
Durante a substituição dos braços da suspensão, recomenda-se que preste atenção ao estado das rótulas, das buchas, dos amortecedores e das barras estabilizadoras. Caso seja necessário, estas peças devem ser substituídas, juntamente com os braços.
O que é necessário saber sobre a substituição dos braços da suspensão: limite de vida útil, defeitos comuns e seus sinais, dicas e recomendações
A vida útil dos braços da suspensão varia entre os 60.000 e os 80.000 km. Depende grandemente do estado da estrada onde utiliza o carro e o estilo de condução. Para além do desgaste, o defeito dos braços da suspensão dianteiros ou traseiros pode ser provocado por vários danos mecânicos (fendas, rupturas) e deformação.
Os sinais de defeito das peças são chiadeira e batimentos durante a condução em estradas acidentadas. Ao curvar, podem ouvir-se cliques e estalidos no lado da suspensão. Mais, os sinais de falha dos braços são: deterioração da capacidade de aderência à estrada em movimento rectilíneo. Os defeitos dos braços (braços arrastados e forquetas) podem ser indicados pelo desgaste desigual dos pneus e folga significativa do volante.
Recomenda-se a inspecção dos componentes numa estação de serviço. É necessário recorrer a um fosso ou a uma plataforma elevatória. As peças são minuciosamente inspeccionadas em busca de fendas ou deformações e deverão ser substituídas em caso de necessidade. É melhor confiar este procedimento a especialistas, já que pode ser necessário desmontar algumas outras peças que impeçam o acesso à unidade.
O algoritmo para substituição para os braços da suspensão superiores dianteiros e traseiros difere ligeiramente do procedimento de desmontagem e instalação dos braços de suspensão inferiores. Em qualquer dos casos, a desmontagem das rodas (dianteiras e traseiras) será necessária, bem como a limpeza da suspensão. Depois, um especialista desaperta os fixadores da barra estabilizadora e desmonta as rótulas. Durante a remoção do braço traseiro inferior, os fixadores da peça ao eixo rígido e o fixador da peça à viga do eixo são desapertados. Durante a desmontagem do braço dianteiro inferior (bem como do traseiro), um especialista irá desligar o sensor ABD, caso seja necessário
Após o que o componente com defeito pode ser desmontado. Um novo braço é instalado seguindo o processo na ordem inversa. Assim que a peça esteja instalada, um especialista irá verificar o alinhamento das rodas e ajustá-lo, caso necessário
Durante a substituição dos braços da suspensão, recomenda-se que preste atenção ao estado das rótulas, das buchas, dos amortecedores e das barras estabilizadoras. Caso seja necessário, estas peças devem ser substituídas, juntamente com os braços.
Como retirar o braço da suspensão?
Para retirar o braço da suspensão precisa de um macaco, montagens, um conjunto de chaves de bocas e chaves de parafusos e equipamento específico para pressionar os casquilhos de braço para fora caso tenha de substituir os casquilhos. O procedimento de substituição é bastante difícil. Por exemplo, durante a instalação de triângulos adicionais superiores ou inferiores e braços transversais ou da suspensão, vai ser necessária a desmontagem e consequente alinhamento das rodas. Por vezes é impossível desaparafusar um parafuso enferrujado sem óleos específicos. A sequência de trabalhos durante a substituição de braços da suspensão dianteiros ou traseiros pode diferir. Consulte a documentação técnica do veículo para saber como efetuar manutenção por conta própria.
Como verificar a operabilidade dos braços da suspensão dianteira?
Para verificar a operabilidade dos braços da suspensão dianteira, comece por inspecioná-los visualmente: deformação, fissuras, delaminação da borracha das buchas ou tampões do pó indicam a necessidade de substituição de elementos desgastados. Depois precisa de se certificar que as articulações de suspensão não têm folgas. Para o fazer precisa de colocar o carro num fosso de inspeção ou numa rampa específica, suspender as rodas da frente do chão e tentar abanar um braço adequado com uma roda de ferro. Além da inspeção visual, o estado das articulações de suspensão é verificado com uma craveira. Para definir a quantidade de deslocamento axial precisa de medir a distância entre a arruela e a bucha de apoio. Se a articulação estiver intacta, deve ser de 1,5 - 5,0 mm para os braços superiores e 3,0 - 7,5 mm para os braços inferiores.
Qual é a melhor marca de braço para instalar?
É melhor instalar braços de marcas reconhecidas no seu carro. De acordo com os seus preços, os componentes podem ser divididos em três categorias:
- Segmento Premium. É representado pelos produtos de fabricantes como: Lemförder, Monroe, Stark Professional Line, TRW, Qsten. Os braços destas empresas são dispendiosos, mas o seu preço é compensado pela grande vida útil, que normalmente excede os 120 000 quilómetros de operação.
- Segmento médio. As peças sobresselentes desta categoria são uma excelente alternativa para componentes com um preço elevado. Destacam-se pela sua elevada qualidade, sendo desenvolvidos para uma quilometragem de cerca de 75 000 km. São representados pela gama de empresas como a Moog, Ruville, Meyle, Diederichs, Febi Bilstein, Metzger, SWAG.
- Segmento baixo. Englobam os componentes de empresas como a Optimal, NK, JP Group, RIDEX, MAPCO, Quinton Hazell e VAICO. Os braços da suspensão dianteira desta categoria permitem poupar dinheiro ao comprar, mas também partem mais cedo que os outros. Têm uma vida útil de cerca de 40 000 km.
Melhores produtos: Braço de suspensão dianteira e traseira
- Lado de montagem: em cima, à frente, Eixo dianteiro, lado direito
- Material: Alumínio
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 273
- Artigo complementar / informação complementar 2: com apoio de borracha
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro esquerdo
- Material: Aço
- Tipo de braço oscilante: Braço oscilante longitudinal
- Comprimento (mm): 298
- Artigo complementar / informação complementar 2: com apoio de borracha
- Peso [kg]: 1,011
- Diâmetro 2 [mm]: 12,3
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, em cima, à frente
- Material: Alumínio
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 267,5
- Medida do cone [mm]: 16
- Diâmetro dos pontos de fixação [mm]: 10,2
- Largura [mm]: 40
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro esquerdo, em cima, Eixo traseiro direito, Eixo traseiro, de ambos os lados
- Material: Chapa de aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Artigo complementar / informação complementar 2: com chumaceira
- Diâmetro interior 2 [mm]: 12, 14
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito
- Material: Chapa de aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 346
- Artigo complementar / informação complementar 2: com articulação de suspensão/guia
- Distância entre furos 1/distância entre furos 2: 308,5
- Diâmetro dos pontos de fixação [mm]: 12,2, 14,5
- Formato do braço oscilante: Braço triangular
- Diâmetro da articulação [mm]: 20
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, à direita, traseira
- Material: Aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 343
- Medida do cone [mm]: 19,2
- Artigo complementar / informação complementar 2: com chumaceira, com porca
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, esquerda, em baixo, traseira
- Material: Aço fundido
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 343
- Medida do cone [mm]: 19,2
- Rosca exterior [mm]: M14 x 1,5 RHT M
- Artigo complementar / informação complementar 2: com apoio de borracha, com porca
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados, em baixo
- Material: Alumínio
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 364,2
- Medida do cone [mm]: 16,2
- Inclinação do cone: 1/6
- Rosca exterior 2 [mm]: M12x1,5
- Artigo complementar / informação complementar 2: com porca
- Diâmetro dos pontos de fixação [mm]: 12,1
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Material: Aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 311,5, 241,5
- Medida do cone [mm]: 18
- Diâmetro dos pontos de fixação [mm]: 14,2
- condição: Completamente novo
- Material: Chapa de aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Medida do cone [mm]: 18
- Artigo complementar / informação complementar 2: com articulação de suspensão/guia
- Distância entre furos 1/distância entre furos 2: 258
- Diâmetro dos pontos de fixação [mm]: 12,2
- Formato do braço oscilante: Braço triangular
- condição: Completamente novo
- Material do chassis: Chapa de aço
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados, em baixo
- Tipo de braço oscilante: Braço oscilante longitudinal
- Comprimento (mm): 592
- Diâmetro interior 2 [mm]: 12,2, 12,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito
- Material: Aço
- Tipo de braço oscilante: Braço transversal
- Comprimento (mm): 332
- Medida do cone [mm]: 15,6
- Artigo complementar / informação complementar 2: com apoio de borracha
- Diâmetro interior 2 [mm]: 14,2
- Rosca 3: Without Ball Joint
- condição: Completamente novo