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As informações sobre o Jogo de rolamentos de roda
O que é necessário saber sobre a substituição do rolamento do cubo da roda: limite de vida útil, defeitos comuns e seus sinais, dicas e recomendações
O limite de vida útil é de 100.000 a 150.000 quilómetros. A vida útil da peça depende das peculiaridades operacionais do carro, por exemplo, o estilo de condução. Para além do desgaste, a substituição do rolamento da roda pode ser necessária na presença de danos mecânicos no anel sensor do ABS.
Na maioria dos casos, um ruído de esmagamento específico, ouvido durante a condução do carro indica desgaste do rolamento. O defeito da peça pode também ser denunciado pelo aparecimento de vibrações no volante. A necessidade de segurar o volante para manter uma trajectória rectilínea é também um indicador. Caso contrário, o volante irá mover-se para um lado e para o outro de forma descontrolada.
Se o anel sensor do ABS estiver danificado, acender-se-á o indicador de avaria no ABS, no painel de instrumento. O sistema irá entrar em modo de emergência, em que os travões do carro funcionam, mas sem ABS.
Recomenda-se que leve a cabo o diagnóstico dos componentes numa estação de serviço. Isto porque é necessário equipamento especial para o diagnóstico. Em particular, e para que seja possível inspeccionar o rolamento do cubo das rodas dianteiras e traseiras, irá necessitar de uma plataforma elevatória. Os especialistas têm vários métodos de verificação, por exemplo, utilizando uma mão agarram a peça inferior da roda e com a outra balançam-na verticalmente. Verificam todas as rodas dessa maneira em busca de folgas do rolamento, que indicam problemas no componente.
Aconselha-se que contacte uma estação de serviço de forma a substituir os rolamentos dos cubos da rodas dianteiras ou traseiras. É importante ter em consideração as peculiaridades do veículo durante a substituição deste componente. Por exemplo, em alguns carros, o rolamento e o cubo da roda integram uma mesma unidade. Mais, os trabalhos de substituição da peça podem envolver impactos intensos no cubo da roda. Neste caso, deve ser verificado o alinhamento das rodas após a montagem dos componentes, e deve proceder-se ao seu ajuste, caso necessário. Ao instalar um novo rolamento do cubo da roda necessita de substituir os elementos fixadores.
É possível substituir por si próprio os rolamentos de roda?
Muitos proprietários de automóveis querem saber se têm a possibilidade de substituir um rolamento de roda com danos por si próprios. Como regra, a desmontagem demora algum tempo, assim como requer uma série de ferramentas específicas, por isso, a substituição de um rolamento de roda desgastado deve ser confiada a especialistas técnicos.
Apenas uma boa quantidade de aptidão mecânica, bem como ferramentas especiais irão ajudá-lo a aventurar-se através do procedimento de substituição Faça Você Mesmo. Um algoritmo para substituir um rolamento da roda dianteira ou traseira pode diferir dependendo do tipo de construção do veículo. Pode encontrar tutoriais detalhados em vídeo para ajudá-lo com o procedimento de substituição no YouTube.
Quando os rolamentos da roda devem ser substituídos?
Em média, os rolamentos de roda podem operar até 70.000-100.000 km. No entanto, a sua vida operacional real depende de uma série de fatores, entre os quais os seguintes:
- modo de condução;
- velocidade média ao conduzir numa cidade ou ao longo de estradas;
- qualidade da superfície da estrada;
- conceção do rolamento de roda específico;
- condição dos componentes de vedação e outras peças da suspensão;
- local de montagem: os rolamentos das rodas traseiras podem trabalhar um pouco mais se comparados com os rolamentos da roda dianteira;
- carga mecânica sobre o cubo: uma roda com desgaste prematuro é causada, regra geral, pela instalação de espaçadores, bem como pela utilização de discos de travões e pneus pesados.
Se forem detetados sinais subtis de mau funcionamento da montagem do rolamento, execute um diagnóstico urgente e substitua a peça de reposição, se necessário.
Como verificar os rolamentos da roda?
Para verificar se os rolamentos do cubo da roda dianteira estão operáveis, acelerar o seu veículo para 40-60 km/h e, em seguida, rode o volante no máximo 20º à esquerda e à direita. Se o zumbido aumenta à medida que gira o volante para a direita, significa que o rolamento da roda esquerda deve ser substituído, se o mesmo suceder ao virar à esquerda, então o rolamento direito deve ser substituído. O ruído aumentará ainda mais quando as curvas forem suaves; Tenha isso em consideração no caso de não conseguir testar o método descrito acima.
Para verificar se os rolamentos da roda traseira estão operáveis, rode a respetiva roda manualmente e tente fazê-la oscilar.
Interferências, solavancos e atuação livre apontam que um rolamento da respetiva roda excedeu o seu tempo de vida útil. Instruções de substituição detalhadas podem ser encontradas em tutoriais de vídeo na Internet.
Melhores produtos: Rolamento da roda dianteira e traseira
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 39,9
- Diâmetro interior 2 [mm]: 17,5, 29,0
- Largura 2 [mm]: 14,2
- Largura 1 [mm]: 13,9
- Diâmetro exterior 2 [mm]: 50,3
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Altura 1 [mm]: 37
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 52
- Peso [kg]: 0,32
- Diâmetro interior 2 [mm]: 25
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior [mm]: 30
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado, com o rolamento da roda, com parafuso, com capa de massa consistente
- Medida da rosca: M14x1,5
- Diâmetro [mm]: 136,5
- Largura [mm]: 68,2
- Distância entre os furos de fixação [mm]: 112
- Binário de aperto [Nm]: 180
- Ângulo de rotação [°]: 180
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 38
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado
- Diâmetro [mm]: 69
- Largura [mm]: 34
- Largura 2 [mm]: 39
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Altura 1 [mm]: 63,6
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 120
- Peso [kg]: 1,6
- Diâmetro interior 2 [mm]: 30
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado, com anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 72
- Círculo de furos Ø [mm]: 100
- N.º de furos da jante: 5
- Flange Ø [mm]: 126,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Altura 1 [mm]: 47,5
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado, com parafusos
- Diâmetro [mm]: 136,5
- Peso [kg]: 3,66
- Diâmetro interior 2 [mm]: 29
- Número de dentes do veio de entrada: 36
- Espessura do disco de travão [mm]: 25
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Medida da rosca: M12x1,5
- Diâmetro 2 [mm]: 74
- Distância entre os furos de fixação [mm]: 108
- N.º de furos da jante: 5
- Largura 2 [mm]: 63,20
- Flange Ø [mm]: 136
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior [mm]: 32
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
- Largura [mm]: 69
- N.º de furos da jante: 5
- Flange Ø [mm]: 136,9
- condição: Completamente novo
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
- Diâmetro [mm]: 80
- N.º de furos da jante: 5
- Flange Ø [mm]: 136
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior [mm]: 25
- Diâmetro [mm]: 52
- Largura [mm]: 37
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior [mm]: 30
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
- Largura [mm]: 68
- N.º de furos da jante: 5
- Flange Ø [mm]: 136,5
- condição: Completamente novo