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As informações sobre o Filtro de combustível
O que precisa de saber sobre a substituição do filtro de combustível: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
É recomendável substituir o filtro grosseiro de combustível a cada 60.000 - 80.000 quilómetros de operação. A vida útil do filtro fino de combustível é de cerca de 20.000 - 30.000 quilómetros de operação. Adicionalmente, maioritariamente em motores a diesel, a vida útil do componente é menor que nos á gasolina.
Os problemas comuns do componente são a conspurcação ou danificação do elemento de filtragem. A necessidade de substituição do filtro de combustível é indicada por menor potência e funcionamento instável do motor, maior consumo de combustível, ruído durante o funcionamento da bomba de combustível. Por vezes o motor estagna e não arranca. Se existir uma luz indicadora de entupimento do filtro de combustível, se necessário ativa a sinalização correspondente.
Para inspecionar visualmente o estado do filtro precisa de se dirigir a uma oficina. Os especialistas desmontam a peça e inspecionam-na para conspurcação, danificação do elemento de filtragem e deformação da carcaça.
A substituição do filtro de combustível deve ser realizada numa oficina, uma vez que serviços no sistema de combustível requerem uma grande qualificação. Os especialistas vão desconectar as mangueiras de combustível do componente, desapertar os fixadores do filtro e retirá-lo. É instalada uma peça nova de acordo com as marcações na carcaça, que indicam a direção do fluxo de combustível.
Como substituir o filtro do combustível? Onde se localiza?
A substituição do filtro do combustível deve ser confiada a profissionais já que a peça está localizada num local dificilmente acessível, o que dificulta a desmontagem por si mesmo. Além disso, depois de terminar os trabalhos, é importante encher adequadamente o filtro com combustível e sangrar o sistema de combustível. Normalmente, nos carros mais recentes existem dois filtros de combustível: um grosso e um fino. Isto acontece em carros a gasolina e diesel. O filtro grosso tem como finalidade parar as partículas maiores e está sempre montado no depósito de combustível. O filtro fino filtra as poeiras mais pequenas e pode estar localizado no depósito de combustível, ou ainda no compartimento do motor ou sob o carro, antes ou depois da bomba de combustível.
Quando é necessário substituir o filtro de combustível?
Os filtros de combustível nos carros a diesel devem ser substituídos a cada mudança de óleo - em média a cada 10.000 a 15.000 quilómetros. Nos carros a gasolina devem ser substituídos após cada segunda ou terceira mudança de óleo, em média a cada 20.000 a 30.000 quilómetros. A instalação fora de tempo de um novo filtro deve ser feita caso tenha notado um aumento no consumo de combustível, uma redução na potência do motor ou deterioração da dinâmica do carro ou outros sinais que indiquem a avaria deste elemento.
Qual o melhor filtro para instalar no seu carro?
É melhor instalar filtros de fabricantes como Bosch, Champion, Febi Bilstein, Filtron, Knecht, Stark Professional Line, Magneti Marelli, Ridex, Delphi, Mahle Original, Mann-filter, Mapco, Swag, Topran, Vaico e Valeo. Os produtos destas empresas destacam-se pela elevada qualidade e servirão durante muito tempo. Adicionalmente, é importante escolher os componentes de acordo com os requisitos técnicos do veículo. Por exemplo, para motores diesel os filtros do combustível podem fazer a separação da humidade de forma separada da limpeza de contaminantes do combustivel.
Melhores produtos: Filtro de combustível gasolina e diesel

- Tipo de filtro: Cartucho filtrante
- Altura [mm]: 93
- Diâmetro [mm]: 71
- Diâmetro interior [mm]: 19
- Artigo complementar/informação complementar: com juntas
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Cartucho filtrante, sem ligação para sensor de água
- Altura [mm]: 151,5
- Diâmetro [mm]: 76, 94
- Diâmetro interior [mm]: 10
- Tipo de combustível: Diesel
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Cartucho filtrante
- Altura [mm]: 100,5
- Diâmetro da caixa [mm]: 68
- Diâmetro interior [mm]: 24,5
- Tipo de combustível: Diesel
- condição: Completamente novo
- Tipo de filtro: Cartucho filtrante
- Altura [mm]: 77
- Diâmetro [mm]: 65
- Tipo de combustível: Diesel
- Artigo complementar/informação complementar 2: com retentor
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Filtro dos tubos
- Altura [mm]: 108
- Diâmetro [mm]: 36
- ø entrada [mm]: 6,0
- ø saída [mm]: 6,0
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Filtro aparafusado, com ligação para sensor de água
- Altura [mm]: 140
- Diâmetro 2 [mm]: 63
- Diâmetro 1 [mm]: 93
- Medida da rosca: 3/4-16 UNF
- Medida da rosca, entrada: M36X1.5
- Tipo de combustível: Diesel
- Artigo complementar/informação complementar 2: com retentor
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Filtro dos tubos
- Altura [mm]: 125
- Diâmetro [mm]: 96
- Tipo de combustível: Diesel
- Artigo complementar/informação complementar: com juntas
- Forma: redondo
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Filtro dos tubos
- Altura [mm]: 160
- Diâmetro [mm]: 60
- ø entrada [mm]: 8
- ø saída [mm]: 8
- Tipo de combustível: Gasolina
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Filtro dos tubos
- Altura [mm]: 143
- Diâmetro [mm]: 55,4, 61
- ø entrada [mm]: 8
- ø saída [mm]: 8
- Alimentação de combustível: Injecçao a gasolina
- Volume [L]: 0,2
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: Cartucho filtrante
- Altura [mm]: 150
- Diâmetro [mm]: 90,5, 77
- Diâmetro interior 2 [mm]: 9,1
- condição: Completamente novo

- Tipo de filtro: com acoplamento rápido
- Altura [mm]: 121
- condição: Completamente novo
- Tipo de filtro: Filtro dos tubos
- Altura [mm]: 255,6
- Diâmetro [mm]: 54,6
- ø entrada [mm]: 14
- ø saída [mm]: 8
- condição: Completamente novo