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As informações sobre o Ponteiras de direção
O que precisa de saber sobre a substituição do terminal da barra transversal: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
O fim da vida útil dos terminais da barra transversal é de cerca de 40.000 - 70.000 quilómetros de operação. A sua vida útil depende de muitos fatores, particularmente, da qualidade da estrada e estilo de condução.
Um dos problemas mais comuns do componente é o desgaste abrasivo e a corrosão da articulação de suspensão. Adicionalmente, os terminais da barra transversal têm propensão para danos mecânicos, por exemplo, ao passar por cima de um obstáculo.
Os sinais específicos de problemas no terminal da barra transversal são: aumento da movimentação livre do volante, piorar da estabilidade na estrada do carro. Além disso, pancadas na suspensão dianteira em curva e conduzir numa superfície difícil também podem indicar um problema no terminal da barra transversal.
Diagnóstico sem supervisão do componente apenas inclui a inspeção visual do estado do macacão de proteção do pó. Para o fazer, o carro deve ser colocado num poço de manutenção, acionar o travão de estacionamento e desligar a ignição. Depois, precisa de inspecionar o macacão de proteção do pó para a existência de danos. Para um diagnóstico mais detalhado precisa de visitar uma oficina.
É recomendável confiar a substituição dos terminais da barra transversal a especialistas em manutenção automóvel, uma vez que podem surgir algumas dificuldades durante a desmontagem do componente. O carro é colocado com o travão de estacionamento, elevado com recurso a uma plataforma elevatória e as rodas da frente desmontadas. Se as ligações das peças desmontadas estiverem bastante conspurcadas, são limpas e tratadas com um produto de prevenção de ferrugem. Depois, o fixador, com o qual as barras transversais são ligadas ao braço da manga do eixo, é desapertado. Depois retire o terminal da barra transversal. Durante a desmontagem, o valor da rotação total da peça deve ser contabilizado ou medido o comprimento da peça solta. Isto vai ajudar a instalar um componente novo adequadamente durante a montagem.
É aconselhável substituir as juntas da barra roscada com um kit: esquerda e direita. Também é necessário verificar e ajustar os ângulos de alinhamento da roda após instalar peças novas numa oficina.
Como substituir os terminais da direcção sem ajustar a direcção? Como saber quando devem ser substituídos?
É impossível substituir os terminais da direcção sem ajustar o alinhamento da direcção. É necessário alinhar a direcção após a instalação das peças novas para que o carro possa circular adequadamente. O ajuste preciso apenas é possível num equipamento especial. É por isso que aconselhamos que confie a substituição dos terminais da direcção a profissionais. Pode perceber que está na hora de substituir os terminais da direcção, de acordo com os sinais que se seguem:
- folgas e vibrações no volante;
- sons estranhos durante a condução;
- desgaste desigual dos pneus.
Quais as melhores marcas de terminais a instalar no seu carro?
É melhor instalar terminais da direcção de uma das seguintes empresas no seu carro: Febi Bilstein, Lemförder, Metzger, A.B.S., Mapco, Stark Professional Line, Delphi, Moog, Sidem, Meyle, Ridex, Ruville, Swag, Topran, Fortune Line, Monroe, NK, Sasic and Triscan, TRW. Os seus produtos destacam-se pela qualidade e fiabilidade comprovada pelo imenso feedback positivo na internet e pelas posições de liderança em muitas classificações. Os nossos especialistas irão ajudá-lo a escolher os terminais mais adequados para o seu carro: irão seleccionar os componentes de acordo com os requisitos técnicos e as condições de funcionamento do seu veículo.
How to check tie rod ends?
É possível verificar os terminais da direcção por si mesmo, seguindo as nossas recomendações. Em primeiro lugar, tente rodar o volante para um lado e para o outro com o motor desligado. O aparecimento de batimentos indica defeito nos componentes de controlo da direcção. Após este passo, coloque o carro num fosso ou numa rampa, ou eleve-o com a ajuda de um macaco. Peça a um ajudante para rodar o volante para ambos os lados e siga o movimento dos terminais. Frequentemente é fácil descobrir folgas visualmente. Pode também tirar carga ao eixo elevando o carro com um macaco, segurando o terminal da direcção com uma mão e tentando abanar a roda com a outra ao mesmo tempo. Se existir folga, a peça provavelmente terá de ser substituída.
Que sinais indicam defeito do terminal da direcção?
O defeito do terminal da direcção pode ser denunciado por um batimento estranho na suspensão, que aumenta durante a condução em estradas irregulares ou ao manobrar: indicam o aparecimento de folgas no acoplamento da junta. A avaria pode também ser indicada pela deterioração da manobrabilidade do veículo, oscilação do volante durante a condução em estradas de má qualidade ou ao travar, inclinação do carro em movimento rectilíneo e outros sinais. Já explicamos anteriormente como detectar folgas no terminal da direcção ao responder à questão sobre a inspecção destes componentes.
Melhores produtos: Terminal de direção

- Comprimento (mm): 94
- Medida da rosca 2: M14x1,5
- Medida do cone [mm]: 12,2
- Medida da rosca: M14x1,5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: exterior, à direita, Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 90
- Medida da rosca 1: M14X1.5
- Medida da rosca 2: M10X1.25
- Medida do cone [mm]: 12
- Inclinação do cone: 1/5
- Diâmetro 1 [mm]: 14,5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo dianteiro, esquerda, exterior
- Comprimento (mm): 90
- Medida da rosca 1: M14X1.5
- Medida da rosca 2: M10X1.25
- Medida do cone [mm]: 11,8
- Inclinação do cone: 1/5
- Diâmetro 1 [mm]: 14,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, exterior, Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Comprimento (mm): 113
- Rosca exterior [mm]: M14x1,5
- Medida do cone [mm]: 12
- Inclinação do cone: 1/5
- Tipo de rosca: com rosca direita
- Medida da rosca exterior: M10 x 1,25
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, exterior, Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Comprimento (mm): 115
- Medida da rosca 2: M10x1,25
- Medida do cone [mm]: 12
- Inclinação do cone: 1/5
- Tipo de rosca: com rosca direita
- Medida da rosca: M14x1,5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: à direita, Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 113
- Medida da rosca 1: MM10X1.5R
- Medida do cone [mm]: 11,6
- Inclinação do cone: 1/6
- Medida da rosca: FM14X1.5R
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito
- Comprimento (mm): 209
- Medida da rosca 1: MM10X1.25R
- Medida do cone [mm]: 12
- Inclinação do cone: 1/5
- Medida da rosca: FM14X1.5R
- Forma: angulado
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: exterior, Eixo dianteiro, lado direito
- Comprimento (mm): 112
- Medida da rosca 1: M18X1.5
- Medida da rosca 2: M14X2
- Diâmetro 1 [mm]: 20
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: exterior, esquerda, Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 198, 28, 200
- Medida da rosca 1: M14X1.5
- Medida da rosca 2: M10X1.25
- Medida do cone [mm]: 12
- Medida da rosca: M14x1,5, M10x1,25
- Forma: angulado
- Diâmetro 1 [mm]: 11,7
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: à frente
- Comprimento (mm): 165
- Medida da rosca 1: M10X1,25
- Rosca exterior [mm]: M14x1,5
- Medida do cone [mm]: 12,10
- Inclinação do cone: 1/5
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: exterior, esquerda, Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 181
- Medida da rosca 1: M14X1.5
- Medida da rosca 2: M10X1.25
- Medida do cone [mm]: 11,8
- Inclinação do cone: 1/5
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 160
- Medida da rosca 1: M14x1,5
- Medida do cone [mm]: 16,2
- Medida da rosca: M16x1,5
- condição: Completamente novo