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As informações sobre o Bateria de arranque
Bateria: escolha e substituição
Quando e porque a bateria do carro precisa de ser substituída
A vida útil média das baterias de chumbo é 4 anos. As baterias de gel podem durar até 7 anos. As causas prematuras de avaria destes componentes são a danificação da carcaça, sulfação das placas, curto-circuito, ferver do eletrólito, violação da polaridade.
A rotura da bateria pode ser causada por avaria do alternador ou da sua correia, instalação incorreta de equipamento automóvel elétrico, sobrecarga da unidade com muita corrente elétrica, utilização de eletrólito incompatível, anomalias dos fixadores da bateria, carga incorreta da bateria com violação da polaridade, armazenamento contínuo de uma bateria descarregada ou descargas completas repetidas.
Acima de tudo, as avarias do componente manifestam-se através de falhas do equipamento elétrico, particularmente, arranque do motor com problemas. A capacidade diminuída, alteração dos valores da voltagem de carga e descarga também indicam uma avaria. Além disso, o funcionamento incorreto é indicado por carga ou descarga demasiado lenta ou rápida, sobreaquecimento, formação de gás e odor agressivo da unidade. A substituição da bateria deve ser efetuada numa oficina. A desmontagem de um equipamento avariado é trabalhoso e requer a remoção de muitos componentes. Adicionalmente, a substituição das baterias com eletrólito líquido acarreta o risco de entrar em contacto com produtos químicos agressivos, muito perigosos.
Como escolher uma bateria
As baterias automóveis dividem-se nas com pouca manutenção e sem manutenção. As primeiras requerem o controlo regular da densidade e nível de eletrólito. As sem manutenção estão seladas, não requerem revisão, são convenientes e fiáveis, mas têm um preço elevado.
As baterias também se dividem por estado de eletrólito, que pode ser líquido, tipo gel ou absorvido por uma substância porosa específica (AGM). Nas mais populares, o eletrólito das baterias é uma mistura líquida de ácido sulfúrico e água destilada. As vantagens destes equipamentos são o preço baixo, a baixa auto-descarga e a não diminuição na capacidade após carga incorreta.
Nas baterias de gel e AGM, substâncias específicas, compostos de silicone e fibra de vidro, respetivamente, são utilizadas para promover o espessamento do eletrólito. Isto previne a sua fuga e minimiza a perda de substâncias ativas das superfícies do elétrodo. Estes materiais têm uma potência mais elevada e uma vida útil mais longa. Adicionalmente, ocorre a recombinação de gases gerados nas reações químicas nestes equipamentos, o que promove a redução de emissões nocivas.
Entre as desvantagens das baterias de gel e AGM estão a sua sensibilidade a sobrecarga, sendo necessário utilizar um equipamento de carga específico com corrente elétrica baixa e uma voltagem estável na cablagem do carro.
Ao comprar uma bateria do carro deve dar preferência a equipamentos de fabricantes reconhecidos. Atualmente, empresas como a Bosch, Varta, Exide e algumas outras, disponibilizam produtos de alta qualidade.
Selecione uma bateria com a capacidade recomendada pelo fabricante de veículo. Considere também as dimensões da unidade, diâmetro e polaridade dos terminais, altura da base e amperes em arranque. Tenha em consideração que baterias para carros a gasóleo devem ter uma capacidade bastante mais elevada e amperes em arranque que as para carros a gasolina.
Melhores produtos: Bateria de arranque AGM, EFB, GEL

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 95
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 850
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 353
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Bateria: Bateria AGM
- Linha de produtos: SILVER dynamic
- DIN/ISO: L5
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 60
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 540
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 242
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Observar a Informação de Serviço
- Linha de produtos: BLUE dynamic
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L2
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 60
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 540
- Comprimento (mm): 242
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de junta do piso: B13
- Tipo de terminal: 1
- Linha de produtos: S4
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L2
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 70
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 760
- Comprimento (mm): 278
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de junta do piso: B13
- Tipo de terminal: 1
- Linha de produtos: S4
- Bateria: Bateria EFB
- DIN/ISO: L3
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 72
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 680
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 278
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 175
- Observar a Informação de Serviço
- Linha de produtos: BLUE dynamic
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: LB3
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 77
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 780
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 278
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Observar a Informação de Serviço
- Linha de produtos: SILVER dynamic
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L3
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 70
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 760
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 278
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Bateria: Bateria EFB
- Linha de produtos: BLUE dynamic
- DIN/ISO: L3
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 52
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 470
- Comprimento (mm): 207
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de junta do piso: B13
- Tipo de terminal: 1
- Linha de produtos: S4
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L1
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 74
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 680
- Comprimento (mm): 278
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de junta do piso: B13
- Tipo de terminal: 1
- Linha de produtos: S4
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L3
- condição: Completamente novo

- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 100
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 830
- Disposição dos pólos 0
- Tipo de terminal: 1
- Tipo de junta do piso: B13
- Comprimento (mm): 353
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 190
- Observar a Informação de Serviço
- Linha de produtos: SILVER dynamic
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: L5
- condição: Completamente novo
- Tensão [V]: 12
- Capacidade da bateria [Ah]: 13
- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 200
- Disposição dos pólos: 1
- Tipo de terminal: M6
- Tipo de junta do piso: B00
- Comprimento (mm): 150
- Largura [mm]: 87
- Altura [mm]: 146
- Bateria: Bateria AGM
- condição: Recondicionado

- Corrente de ensaio a frio EN [A]: 420
- Comprimento (mm): 207
- Largura [mm]: 175
- Altura [mm]: 175
- Tipo de junta do piso: B13
- Capacidade da bateria [Ah]: 45
- Tensão [V]: 12
- Disposição dos pólos 0
- Peso, cheio [kg]: 11.2
- Bateria: Bateria chumbo-ácido
- DIN/ISO: DIN 54502 SMF
- Versão: Polar en