As informações sobre o Farol (Principal)

Tudo o que necessita saber sobre a substituição dos faróis: limites da vida útil, defeitos comuns e seus sinais, dicas e recomendações

A vida útil dos faróis não está limitada de forma rigorosa. Se aparecerem sinais de avaria, os componentes têm de ser substituídos.

Tipicamente, os faróis perdem funcionalidade devido ao fim de vida útil das lâmpadas. São também possíveis problemas com a fonte de alimentação - danos nos cabos e afrouxamento da sua ligação, oxidação dos contactos.

Por norma, na presença de defeitos, os faróis perdem brilho e funcionam apenas num modo (mínimos ou máximos) ou não ligam de todo.

Para diagnóstico do componente, devem em primeiro lugar ligar uma lâmpada funcional no casquilho do farol. Se se acender, então o problema era causado por uma lâmpada fundida. Se a lâmpada funcional não acende, então a fonte de alimentação do circuito está com problemas. Neste caso deve verificar o relé dos faróis e os fusíveis em primeiro lugar.

Para substituição do componente necessita de desligar o terminal negativo da bateria, desmontar o pára-choques e desligar os cabos que vêm da fonte de alimentação para o farol.

Desaperte depois os fixadores, solte o clip do farol e destaque-o do suporte. Remova depois o componente com problemas e instale um novo. Se apenas necessita de substituir uma lâmpada, deve ainda assim remover o cabo do terminal negativo da bateria e remover a tampa do farol, o anel vedante de borracha e desligar o cabo da lâmpada. Depois, pressione e afaste o clip de mola da lâmpada e remova a peça defeituosa. Instale uma nova lâmpada no reflector e aperte-a com o clip mola, monte todas as peças na ordem inversa.

Não toque na lâmpada a não ser com luvas limpas, já que as manchas oleosas no vidro da lâmpada provoca o seu escurecimento quando aquecida. Aconselha-se a substituir o anel vedante de borracha da tampa da lâmpada juntamente com a própria lâmpada.

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Como removo os meus faróis?

Substituir um farol exige um conjunto de ferramentas específicas, de um macaco, e de algumas habilidades. Para desmontar um farol dianteiro, pode precisar de remover a grade do radiador e o para-choques; se precisar de desmontar uma luz de nevoeiro, pode precisar de remover o para-choques e os guarda-lamas, e por vezes até as rodas e o tanque do limpa para-brisas.

Quão difícil é o processo? Isso pode realmente depender do facto de substituir o farol direito ou esquerdo. Além disso, lembre-se de que qualquer manutenção de faróis, mesmo a substituição de lâmpada, requer o seu ajuste posterior. O conjunto de luzes traseiras é mais fácil de remover. Pode encontrar mais informações sobre isso no manual do automóvel.

Como alinho os meus faróis?

Pode alinhar os seus faróis por si mesmo! Tudo que precisa é de uma parede lisa. Estacione o seu veículo numa superfície plana de frente para a parede, a cerca de 5-7 metros de distância. Marque os seguintes pontos na parede:

  • Marque os centros dos farois e o centro de simetria do veículo. Una estes com uma linha.
  • Dependendo do modelo do automóvel, desenhe outra linha abaixo de 5-12 cm, paralelamente à primeira. Uma terceira linha deverá ser de 22 cm sob a primeira.
  • Desenhe linhas verticais através das linhas paralelas, atravessando os centros dos faróis e o ponto de simetria.

Durante o procedimento de alinhamento, o regulador do feixe dos faróis (se instalada) deve ser ajustado para zero. Se os faróis estiverem alinhados corretamente, então, com os mínimos ligados, o limite superior do feixe cairá na segunda linha, enquanto o feixe de cruzamento deve sair no ponto onde as linhas verticais direitas e horizontais intermediárias se cruzam.

O feixe das luzes de nevoeiro não deve cair acima da terceira linha. Se os seus faróis consistirem em lâmpadas individuais, os máximos precisaram ser alinhados separadamente. É melhor seguir um tutorial em vídeo para obter ajuda com o alinhamento independente dos máximos.

Substituição de lâmpadas dos faróis

Em alguns modelos de automóveis, precisaria remover todo o conjunto do farol para ser capaz de substituir uma lâmpada. Acesse o alojamento do farol e as fixações da parte traseira, desconecte a fonte de alimentação da lâmpada e os conectores das rodas de ajuste do feixe dos faróis, desaperte os parafusos ou as porcas e remova a montagem. Em seguida, retire a tampa da caixa de borracha ou plástico, retire o soquete, desaperte a lâmpada e enrosque a nova.

Lembre-se de nunca tocar um invólucro de halogénio com as suas mãos, porque a mancha de óleo fará com que falhe prematuramente. Por vezes, pode não ser preciso a remoção do farol para mudar uma lâmpada.

Em vez disso, pode precisar remover o tanque de reserva, o filtro de ar, a bateria e outros elementos. Para mudar uma lâmpada dentro das luzes de nevoeiro, pode ter que remover a roda, a placa de proteção do motor e o guarda lamas.

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