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As informações sobre o Óleo de motor
Óleo do motor: substituição e seleção
Quando e porque é necessário a substituição do óleo do motor
Recomenda-se realizar a substituição do óleo do motor a cada 10.000 – 15.000 quilómetros de quilometragem. Esse intervalo pode ser menor se o motor estiver constantemente a suportar cargas elevadas, se o automóvel for frequentemente usado em viagens curtas ou operado em locais fortemente empoeirados. Além disso, as variações regulares de temperatura e o uso de combustível de má qualidade afetam negativamente a condição técnica do líquido.
O aumento do nível de emissão de substâncias perigosas e o consumo do combustível indica que um novo óleo deve ser colocado no motor.
O filtro de óleo é necessariamente substituído durante a recarga de lubrificante. É fortemente proibida a mistura de óleos de diferentes tipos ou de fabricantes diferentes.
Como selecionar o óleo do motor
De acordo com o conteúdo químico, existem três tipos básicos de óleo: mineral, semissintético e sintético. O óleo de motor mineral tem o preço mais acessível, mas requer uma substituição mais frequente, resiste fortemente a altas e baixas temperaturas.
Os produtos de base sintética têm uma vida mais operacional e podem ser usados em condições operacionais extremas. A sua desvantagem é o elevado custo. O óleo de motor semissintético é apresentado como uma mistura de base mineral com componentes sintéticos separados. Tem muitas vantagens do lubrificante sintético, mas é inferior ao mesmo por características de funcionamento. Ao mesmo tempo é acessível.
Os líderes de mercado produzem lubrificantes de alta qualidade, tanto para os motores mais recentes, bem como para as gerações anteriores a estes. Produtos de alta tecnologia podem ser encontrados na gama de empresas como Vaico, Febi Bilstein, Swag e outras.
Ao selecionar o lubrificante, considere a marcação das embalagens. Então, a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) usa a marcação alfanumérica. As fórmulas de óleos para motores diesel e gasolina são marcadas com "A" ou "B" correspondentemente. A marcação do "C" representa os motores com o conversor catalítico, "E" – para veículos comerciais. O dígito que vem após a letra, assinala a geração e construção do motor, para o qual este produto é adequado e peculiaridades de conteúdos, características operacionais e intervalos de substituição de óleo. O dígito marcado com um hífen, indica o ano da introdução da categoria do lubrificante.
A marcação SAE considera a dependência da viscosidade do líquido na temperatura ambiente. Os produtos destinados ao verão são marcados com dígitos. Quanto maior o dígito, maior a temperatura a que o óleo permanece eficiente. Os materiais lubrificantes de inverno possuem uma marcação alfanumérica como 0W, 5W, 20W («W» significa «winter» - «inverno»). Os produtos de todas as épocas têm dupla marcação, como, por exemplo, óleo de motor sintético de 10w40 ou 5w30.
A marcação API geralmente inclui duas letras. A primeira significa a aplicabilidade do material lubrificante: "S" (Service / Serviço) – para os automóveis com o motor a gasolina, "C" (Commercial) – com o motor a diesel. A segunda letra na marcação aponta a geração e as peculiaridades de construção do motor para o qual o material é adequado. Os produtos multifuncionais têm marcação dupla. Os lubrificantes fluídos para os motores diesel podem adicionalmente ser marcados com os dígitos "2" ou "4" para os motores a dois tempos e a quatro tempos, respetivamente. A mais recente categoria de óleos de motor de conservação de energia para motores a gasolina obteve a marcação "EC" (Energy Conserving) / "CE" (Conservação de Energia).
Durante a seleção do óleo de motor para um motor deve dar preferência a produtos originais recomendados pelo fabricante do automóvel. Pode usar também o analógico, que foi aprovado pelo fabricante do veículo.
Melhores produtos: Óleo do motor gasolina e diesel
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: API SN, ACEA C3
- Aprovação do fabricante: VW 504 00, MB 229.51, VW 507 00, BMW Longlife-04, Porsche C30, VW TL 52 195
- Linha de produtos: ENERGY COMBI LL
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: ACEA C3, API SN, API CF
- Aprovação do fabricante: MB 229.51, VW 504 00, Porsche C30, VW 507 00, BMW Longlife-04
- Linha de produtos: Quartz
- Versão: INEO Long Life
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Tipo de veículo: Automóvel
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-40
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: ACEA A3/B4, API SP
- Aprovação do fabricante: BMW Longlife-01, MB 229.5, PSA B71 2296, Porsche A40, Renault RN0700, Renault RN0710, VW 502 00, VW 505 00, Chrysler MS-10725, Chrysler MS-10850, Fiat 9.55535-H2, Fiat 9.55535-M2, Fiat 9.55535-N2, Fiat 9.55535-Z2, GM LL-B-025, PSA B71 2294
- Linha de produtos: Leichtlauf
- Versão: High Tech
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Tipo de veículo: Automóvel
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo sintético
- Especificação: ACEA C3, API SN, API CF
- Aprovação do fabricante: BMW Longlife-04, VW 504 00, VW 507 00, MB 229.51, Porsche C30
- Linha de produtos: Longlife III
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Tipo de veículo: Automóvel
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-40
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: API SN, ACEA C2, ACEA C3
- Aprovação do fabricante: MB 229.31, MB 229.51, Chrysler MS-11106, VW 505 01, BMW Longlife-04, Porsche A40, Ford WSS-M2C917-A, Renault RN0700, Renault RN0710, Fiat 9.55535-S2, Fiat 9.55535-GH2, DEXOS 2
- Linha de produtos: ENERGY FORMULA PD
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 10W-40
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo semi-sintético
- Especificação: API SN, ACEA A3/B3, API CF, ACEA A3/B4
- Aprovação do fabricante: MB 229.1, VW 501 01, Fiat 9.55535-G2, Renault RN0700, Renault RN0710, VW 505 00
- Linha de produtos: Evolution
- Versão: 700 STI
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Especificação segundo API: CF, SN
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo semi-sintético
- Especificação: API CH-4, ACEA A3/B4, API SN
- Aprovação do fabricante: VW 503 01, Ford WSS-M2C913-B, VW 502 00, VW 505 00, MB 229.3, VW 501 01, MB 229.5, BMW Longlife-98, Renault RN0710, Renault RN0700
- Linha de produtos: ENERGY
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: ACEA C4
- Aprovação do fabricante: Renault RN0720, MB 226.51
- Linha de produtos: Evolution
- Versão: Full-Tech FE
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Tipo de veículo: Automóvel
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo sintético
- Especificação: API SN, API CF, ACEA C3
- Aprovação do fabricante: VW 502 00, VW 505 00, VW 505 01, MB 229.51, GM LL-A-025, GM LL-B-025
- Linha de produtos: DEXOS2™
- Versão: SUPER SYNTHETIC
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- Tipo de veículo: Automóvel
- Classe de viscosidade SAE: 5W-40
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo sintético
- Especificação: API SN, ACEA C3, API CF
- Aprovação do fabricante: VW 505 01, MB 226.5, Fiat 9.55535-S2, Ford WSS-M2C917-A, VW 502 00, MB 229.31, DEXOS 2, Renault RN0700, Renault RN0710, VW 505 00, MB 229.51
- Linha de produtos: EDGE
- Versão: Turbo Diesel
- Tipo de recipiente: Copo graduado universal
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 0W-30
- Capacidade [litros]: 5
- Especificação: ACEA C3
- Aprovação do fabricante: VW 504 00, VW 507 00
- Linha de produtos: LONGLIFE III
- Versão: FE
- Classe de viscosidade SAE: 10W-40
- Capacidade [litros]: 5
- Óleo: Óleo semi-sintético
- Especificação: ACEA A3/B4, API CH-4, API SN
- Aprovação do fabricante: MB 229.1, Renault RN0700, Renault RN0710, VW 501 01, VW 500 00, VW 502 00, VW 505 00, MB 229.3, PSA B71 2294
- Linha de produtos: ContiClassic
- condição: Completamente novo