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Sapatas do travão de mão: substituição e selecção
Como e porque é necessário substituir as sapatas do travão de mão
As sapatas do travão de mão são elementos consumíveis. A vida útil média destas peças é de 60.000 a 70.000 quilómetros. Os componentes são substituídos se os forros de fricção tiverem espessura inferior a 3 a 5 mm e em caso de deformação das peças, aparecimento de fendas, riscos profundos e cisalhamento. Se uma sapata está mais fina que a outra, ou ambas estão gastas, devem ser substituídas.
A taxa de desgaste das sapatas dos travões depende da qualidade de fabrico do material das peças e do estilo de condução. Por exemplo, ao conduzir com a alavanca do travão de mão não totalmente baixada, as sapatas sobreaquecem pelo que a sua vida útil é encurtada. Mais, a vida útil da peças é influenciada pelo estado do sistema de travagem, em particular os cilindros do travão: os danos nestes componentes levam ao desgaste desigual das sapatas.
O curso aumentado ou encurtado da alavanca do travão de mão pode indicar a substituição dos elementos consumíveis. Em muitos casos, o desgaste das peças é indicado pela ineficácia do funcionamento do travão de mão. Se o tambor do sistema de travão estiver instalado no eixo traseiro, então chiadeiras, batimentos e sons de raspagem poderão indicar defeito das sapatas. Mas, muitos fabricantes equipam as sapatas dos travões com indicadores especiais de desgaste (mecânicos ou eléctricos) que activam com a abrasão com componentes com a mínima espessura admissível.
Recomenda-se a subsituição de todos os componentes do mesmo eixo. Durante o procedimento, é preferível verificar o estado das outras pastilhas/sapatas, bem como dos discos e tambores, e substituí-los, em caso de necessidade.
Como seleccionar as sapatas dos travão de mão
De acordo com o material de fabrico dos forros de fricção, estas peças podem ser divididas em semi-metálicas e orgânicas. As pastilhas semi-metálicas consistem numa mistura de pó metálico e componentes não orgânicos. Não são dispendiosas e destacam-se pela elevada dissipação térmica. A desvantagem destas peças é o facto de a eficiência baixar a baixas temperaturas. Os componentes orgânicos são feitos de fibras de vidro, kevlar, borracha e resinas de elevada temperatura. A vantagem destas pastilhas é o baixo nível de ruído durante o funcionamento. Adicionalmente, estas peças praticamente não provocam abrasão na superfície dos discos ou dos tambores.
Ao comprar as sapatas, dê preferência a marcas conhecidas, com boa reputação. Por exemplo, pode comprar kits de pastilhas dos mecanismos do sistema de travagem de marcas como ATE, TRW, ABE, Metzger e outras.
As sapatas do travão diferem umas das outras pelas dimensões. De forma a seleccionar as peças adequadas, necessita ter em consideração os diâmetros e a espessura dos discos ou tambores.
Melhores produtos: Maxilas de travão de mão dianteiro e traseiro
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Diâmetro [mm]: 186,0
- Largura [mm]: 20,0
- Artigo complementar / informação complementar: sem alavanca
- Peso [kg]: 1,104
- condição: Completamente novo
- Equipamento do veículo: para veículos com travão de estacionamento elétrico
- Artigo complementar / informação complementar 2: com parafusos, com retentor
- Material da caixa: GFK (plástico reforçado a fribra de vidro)
- Forma da caixa do conector: oval
- Artigo complementar / informação complementar: com junta
- Tipo de travões: Travões de disco
- Número de dentes: 12
- condição: Completamente novo
- Largura [mm]: 25
- Artigo complementar / informação complementar: com acessórios
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 180
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Diâmetro [mm]: 172
- Largura [mm]: 32
- condição: Completamente novo
- Sistema de travagem: Bosch
- Largura [mm]: 20
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 186
- condição: Completamente novo
- Sistema de travagem: ATE
- Largura [mm]: 25
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 160
- condição: Completamente novo
- Sistema de travagem: ATE
- Largura [mm]: 30
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 210
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Número de dentes: 6
- Modelo do ano a partir de: 2005
- Modelo do ano até: 2008
- Número de fabrico: HZS-VW-001A
- Para artigo n.º: EZC-VW-429
- condição: Completamente novo
- Largura [mm]: 20
- Marca de conformidade: E1 90R-011043/079
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 185
- Código MAPP existente
- Número de referência do acessório recomendado: 03.0137-9062.2, 03.0137-9700.2, 03.0137-9702.2
- Ter em atenção as dimensões
- condição: Completamente novo
- Sistema de travagem: ATE
- Largura [mm]: 20
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 185
- condição: Completamente novo
- Largura [mm]: 20
- Marca de conformidade: E1 90R-011043/082
- Diâmetro do tambor de travão interior [mm]: 161
- Código MAPP existente
- Número de referência do acessório recomendado: 03.0137-9265.2, 03.0137-9700.2, 03.0137-9701.2, 03.0137-9702.2
- Ter em atenção as dimensões
- condição: Completamente novo
- Sistema de travagem: Hidráulico