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Lâmpadas de iluminação automóvel: escolha e substituição
Quando e porque é necessário substituir lâmpadas de iluminação automóvel
A lâmpada do farol a vácuo, lâmpada do indicador de mudança de direção, luzes de travagem traseiras e luzes delimitadoras do veículo duram em média 1000 horas. As lâmpadas de halogéneo têm uma vida útil limite de 2000 a 4000 horas. As lâmpadas de halogéneo IRC funcionam duas vezes mais tempo. A substituição de componentes de qualquer tipo deve ser efetuada em caso de rotura.
A avaria mais comum das lâmpadas é o fundir do filamento de tungsténio. Também é possível a rotura do filamento e a danificação do bolbo de vidro. Fundir resulta maioritariamente do fim da vida útil do componente, mas também pode acontecer devido ao fornecimento de voltagem demasiado alta à peça. A danificação mecânica do bolbo e filamento resultam normalmente de um acidente automóvel ou impacto forte, por exemplo, em caso de meter a roda num buraco fundo.
As lâmpadas são substituídas aos pares. Caso contrário, uma peça nova vai ser mais brilhante que a desgastada e a distribuição da luz vai piorar.
Como escolher lâmpadas para automóvel
As lâmpadas dividem-se em 2 tipos comuns: com bolbo em vácuo e com bolbo preenchido com evaporação de halogéneo. As lâmpadas com bolbo em vácuo são as mais simples e têm um preço acessível. As suas desvantagens são o elevado consumo energético com pouca eficiência de iluminação e a vida útil curta. Adicionalmente, a sua iluminação tem cor amarela, que não é ideal para iluminação rodoviária.
As lâmpadas de halogéneo têm uma luz mais brilhante e fria. No entanto, em comparação com as de vácuo, aquecem e diferem no preço mais elevado. Os componentes de halogéneo IRC devem ser observados em separado. As suas lâmpadas têm um revestimento infravermelho específico, que reflete a emissão de calor de volta para o filamento de tungsténio. Isto permite um consumo energético 45% menor e o dobro da vida útil em comparação com a lâmpada de halogéneo comum.
As lâmpadas podem ter um ou dois filamentos de tungsténio. Os últimos são utilizados como fontes luminosas do máximo. Consoante o tipo de fixação no suporte da lâmpada, existem duas categorias: montada na flange e montada no suporte. A peça montada na flange tem o filamento de tungsténio à distância necessária da lente ou do seu foco. Estas lâmpadas são instaladas em faróis e faróis de nevoeiro. A montada no suporte não garante a localização precisa do filamento de tungsténio, mas simplifica a montagem. Os componentes deste tipo são utilizados em iluminação de habitáculo e compartimento de bagagens, e são instalados em luzes de freio, luzes laterais, indicadores de mudança de direção e luzes de marcação.
Para que os componentes durem mais tempo, é preferível optar pelos produtos de fabricantes comprovados. Atualmente, os melhores fabricantes são Philips, Osram, Hella e outros.
Ao selecionar componentes, deve ter atenção à potência, voltagem (12 V ou 24 V) e às letras de identificação. A letra T marca lâmpadas pequenas, R e P marcam equipamentos com um diâmetro de encaixe de 15 mm e o diâmetro de lâmpada de 19 e 26,5 mm, em concordância. A letra W indica um encaixe de vidro, Y cor de lâmpada laranja e H marca lâmpadas de halogéneo. Adicionalmente, nas marcações encontra frequentemente informação sobre o tipo de encaixe, quantidade de contactos nele e o propósito a que o componente se destina.
Como substituir uma lâmpada dos faróis de nevoeiro dianteiros?
Para substituir uma lâmpada dos faróis de nevoeiro dianteiros precisa de aceder à parte traseira da carroçaria. Em alguns carros é necessário desmontar a roda do lado da peça que precisa de ser substituída e a cobertura da cava da roda. Depois deve rodar a lâmpada no sentido contrário aos ponteiros do relógio, remova-a cuidadosamente da carcaça da luz e desligue dos fios. Depois disso pode instalar um componente novo. Se as luzes forem de halogéneo não toque nos seus invólucros, as manchas deixadas no vidro vão causar a destruição prematura do componente. É mais confortável realizar estes trabalhos se instalar o carro num fosso ou rampa de manutenção. Caso não seja necessário desmontar a roda, o carro pode ser colocado numa berma do lado necessário. Por vezes, toda a unidade de iluminação deve ser desmontada para instalar uma lâmpada nova. Para o fazer precisa de remover as partes decorativas do para-choque, desdobrando cuidadosamente os fixadores e depois desaparafusando os fixadores do farol de nevoeiro. Encontra instruções mais detalhadas na documentação técnica do veículo.
Como ligar os faróis de nevoeiro?
Para ligar os faróis de nevoeiro precisa de um kit de montagem específico para a sua instalação. Normalmente estes kits contêm todos os elementos necessários: fios elétricos, entradas, um botão de ligar e um relé. A ligação é efetuada da seguinte forma:
- As entradas devem ser ligadas aos faróis de nevoeiro, ligando o fio negativo à carroçaria do carro. O positivo deve ser conduzido para a área de montagem da bateria, com um relé ligado a este.
- Depois disto precisa de instalar um relé, ligando o fio positivo a um contacto, em segundo através do fio à carroçaria do carro ou ao terminal negativo e em terceiro através do fusível ao terminal positivo da bateria. O fio do quarto contacto deve ser conduzido para o habitáculo.
- Depois deve instalar o botão dos faróis de nevoeiro no painel de instrumentos e ligá-lo ao fio que vem do relé.
Pode instalar faróis de nevoeiro xénon por conta própria?
Muito donos de carro querem saber se podem ser instaladas luzes xénon nos faróis de nevoeiro por conta própria. Não é recomendável utilizar lâmpadas de descarga em gás, se as lâmpadas de halogéneo forem instaladas no carro como padrão. Além de colocar a segurança de todos os utilizadores da estrada, também viola a lei de muitos países. As lâmpadas xénon apenas podem ser utilizadas em lâmpadas com marcação específica. Em alguns casos, os conjuntos de luzes xénon podem ser instaladas em carros com faróis de nevoeiro de halogéneo. Contudo, na maioria dos casos é necessário substituir cablagem, o que é muito difícil de fazer por conta própria. Além disso, por vezes este tuning requer um certificado a confirmar que todos os trabalhos foram realizados por especialistas qualificados e feitos adequadamente.
Melhores produtos: Lâmpada
- Tipo de lâmpada: H1
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Block 1.5 [axle]: P14,5s
- Tipo de luz: Halogéneo
- Temperatura da cor [K]: 3000
- Luminância[lm]: 1550
- condição: Completamente novo
- Tipo de lâmpada: H4
- Potência nominal [W]: 60/55
- Tensão [V]: 12
- Block 1.5 [axle]: P43t
- Tipo de luz: Halogéneo
- Cor da lâmpada: transparente
- Temperatura da cor [K]: 3200
- condição: Completamente novo
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Block 1.5 [axle]: PX26d
- Tipo de luz: Halogéneo
- Cor da lâmpada: transparente
- Temperatura da cor [K]: 4000
- Luminância[lm]: 1500
- condição: Completamente novo
- Tipo de lâmpada: HIR2
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Tipo de luz: Halogéneo
- Tipo de recipiente: Caixa
- Temperatura da cor [K]: 3200, 3700
- Lâmpada versão base: PX22d
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: Super White
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Block 1.5 [axle]: PX26d
- Tipo de luz: Halogéneo
- Função luzes: com médios, com máximos
- Cor da lâmpada: azul claro
- Temperatura da cor [K]: 5500
- Tensão nominal [V]: 12
- Especificação: ACEA E4
- Dados: UV filter
- Tensão [V]: 12
- Potência nominal [W]: 60/55
- Tipo de lâmpada: H4
- Tipo de luz: Halogéneo
- Tipo de recipiente: Caixa
- Tipo de homologação: Aprovado pela ECE
- Lâmpada versão base: P43t-38
- Requer montagem / desmontagem por pessoal qualificado!
- condição: Completamente novo
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Block 1.5 [axle]: PX26d
- Tipo de luz: Halogéneo
- condição: Completamente novo
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Tipo de luz: Halogéneo
- Temperatura da cor [K]: 5000
- Lâmpada versão base: PX26d
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: COOL BLUE INTENSE next Generation
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Tipo de luz: Halogéneo
- Tipo de recipiente: Caixa
- Temperatura da cor [K]: 5000
- Lâmpada versão base: PX26d
- condição: Completamente novo
- Tensão [V]: 12
- Potência nominal [W]: 55
- Tipo de lâmpada: H7
- Tipo de luz: Halogéneo
- Tipo de recipiente: Caixa
- Tipo de homologação: Aprovado pela ECE
- Lâmpada versão base: PX26d
- Requer montagem / desmontagem por pessoal qualificado!
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: ESSENTIAL
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Tipo de luz: Halogéneo
- Temperatura da cor [K]: 4200
- Lâmpada versão base: PX26d
- condição: Completamente novo
- Linha de produtos: ORIGINAL LINE
- Tipo de lâmpada: H7
- Potência nominal [W]: 55
- Tensão [V]: 12
- Tipo de luz: Halogéneo
- Tipo de recipiente: Caixa
- Temperatura da cor [K]: 3200
- Lâmpada versão base: PX26d
- condição: Completamente novo