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Sensor ABS para automóvel

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As informações sobre o Sensor abs
Sistema de control de tracción evita en absoluto el bloqueo de las ruedas durante el frenado. Esto permite mantener la estabilidad del vehículo durante la conducción en condiciones poco desfavorables, tales como la grava, el hielo, el asfalto mojado, la nieve, donde la fricción reduce la distancia de frenado del coche. Además de esto, el vehículo equipado con ABS, incluso en el máximo aprieto del pedal de freno es todavía manejable. ABS es un mecanismo de sensores que controla la velocidad de las ruedas y del vehículo. Al detectar los sensores que las ruedas o incluso una rueda está parada, el coche sigue moviendo, lo que indica un bloqueo de la rueda. Al mismo tiempo, el sistema de frenado recibe una señal de fuerza reducida de frenado, y las ruedas se desbloquean de inmediato.
Toda la operación del sensor ABS se lleva a cabo al frenado-análisis-desbloqueo. Cuanto más se repite este ciclo, tanto más efectivo es el frenado. Los sensores ABS están incorporados en las dos ruedas delanteras y un otro en la zona de la caja de engranajes del eje trasero. Los cubos de las ruedas delanteras con sistema ABS tienen un diseño especial, no fungible con los coches convencionales, que no están equipados con ABS.
Lo mismo se aplica a las cajas de engranajes del eje trasero. El sensor consta de varias partes, un rotor y el estator. El rotor está ubicado en la parte giratoria y tiene aspecto de como una rueda dentada. El estator es una bobina electromagnética con magneto, que en esencia lleva el nombre de sensor. Al girar la rueda, el sensor genera impulsos eléctricos. El número de impulsos por unidad de tiempo refleja la velocidad de rotación.
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O que precisa de saber sobre a substituição do sensor do ABS: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
Os fabricantes não especificam uma vida útil para o sensor de velocidade rotacional da roda. A principal causa da sua avaria são a destruição dos fios de ligação ou enrolamento interno, corrosão do conector, danos mecânicos.
Um indicador continuamente ativo de anomalia do ABS aponta para a rotura do sensor de velocidade rotacional da roda. Adicionalmente, o sistema não funciona ou desliga-se aleatoriamente. Se após um autodiagnóstico o sistema ABS encontra uma anomalia, mas continua a funcionar, então, a causa da avaria pode ser o sensor de velocidade rotacional da roda ou o sensor de aceleração lateral, utilizados no sistema de controlo da estabilidade.
A estimativa precisa do estado do sensor ABS apenas pode ser fornecida pelos especialistas da oficina após efetuarem um diagnóstico computorizado. Adicionalmente, o diagnóstico pode pressupor a medição da resistência e voltagem no sistema. Além disso, o valor da diferença entre o sensor o o rotor dentado é medido e depois comparado com o valor definido pelo fabricante.
Para substituir o componente localizado na roda dianteira, precisa de desapertar o parafuso de fixação do sensor ABS e retirá-lo do furo na manga do eixo da suspensão dianteira. Depois, deve retirar o feixe de cabos do sensor do suporte de montagem do amortecedor da suspensão dianteira, desviar os cabos para o lado e desconectar o conector do feixe de cabos. Depois disso, retire o componente partido e instale um novo. Para a substituição do sensor da roda traseira precisa de desmontar a proteção da soleira da porta traseira e retirar o conector do feixe de cabos do furo no painel da carroçaria do carro. De seguida, desaperte os fixadores do sensor e cabos e retire-os, assim como o tampão vedante. Substitua o componente e faça a montagem na ordem inversa.
É possível reparar o sistema ABS por conta própria?
Restaurar o funcionamento do sensores de velocidade da roda por conta própria apenas é possível se as avarias forem causadas pela rotura dos sensores de velocidade da roda. Funcionam em condições agressivas, estão expostos a muita humidade, sal de descongelamento de estradas, danos mecânicos, conspurcação. Tudo isto os torna nos elementos mais vulneráveis do sistema ABS.
Por vezes, basta limpar a sujidade acumulada do sensor para restaurar o funcionamento. Caso os danos sejam mais graves, os componentes devem ser substituídos. Não é recomendável reparar a unidade de controlo ou bomba de recirculação do ABS por conta própria. Este processo requer habilidades específicas e deve ser confiado a profissionais.
Como verificar o sensor ABS?
A operabilidade do sensor ABS pode ser verificada com recurso a um multímetro e a cabos de reparação com ligações específicas. Para o fazer, tem de realizar as ações seguintes:
- Eleve o carro desde a lateral e fixe a posição com recurso aos pilares ou elevador.
- Se necessário, desmonte a roda.
- Retire a camada de proteção do módulo ABS e retire a ligação do sensor.
- Ligue o cabo de reparação ao equipamento de teste e depois ao sensor.
- Meça a resistência e compare com os dados da documentação técnica do veículo. A operabilidade dos componentes é indicada pela resistência igual a 650-1350 Ohm.
- Rode a roda com 1 rotação por segundo. O multímetro deve indicar uma voltagem entre 0,25-1,20 V.
Visualize os vídeos do tutorial para mais detalhes sobre verificações.
Como retirar o sensor ABS?
Para retirar o sensor ABS precisa de elevar o carro com recurso a um macaco, desmontar a roda, desaparafusar os parafusos que fixam a pinça à cava da roda e depois corrigir a posição com um fio. Depois, precisa de desmontar as pastilhas e o disco de travão para aceder à localização de fixação do sensor.
O componente e o respetivo parafuso de fixação devem ser limpos de sujidade e secos. Para remover os fixadores presos utilize um produto específico para remover ferrugem, por exemplo, WD-40 ou líquido dos travões.
Pegue cuidadosamente na carcaça de metal com um alicate e retire lentamente rodando. Desconecte a tomada dos componentes do sistema elétrico do carro.
Em muitos carros encontra-se sob o assento traseiro. Puxe o fio e vedante de borracha para fora e depois desconecte-o da base da carroçaria. Em alguns veículos, o sensor do sistema de travagem pode ser retirado sem desmontar os elementos do sistema de travagem e da roda, porque as suas fixações estão montadas no exterior de todos os mecanismos.
Melhores produtos: Sensor ABS

- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Número de dentes do anel do ABS: 48
- Diâmetro interior [mm]: 79
- Largura [mm]: 13
- condição: Completamente novo

- Número de contatos de teste (pinos): 2
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Tipo de sensor: Sensor inductivo
- Resistência [Ohm]: 1100
- Profundidade de montagem [mm]: 27,7
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro esquerdo
- Comprimento (mm): 78
- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Número de contatos de ficha: 2
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cabo
- Forma da caixa do conector: em forma de D
- Profundidade de montagem [mm]: 39,8
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Número de dentes do anel do ABS: 96
- Diâmetro interior 2 [mm]: 77,8
- Largura [mm]: 8,2
- Diâmetro [mm]: 81,6
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Comprimento (mm): 62
- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Número de contatos de ficha: 2
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cabo
- Forma da caixa do conector: em forma de D
- Profundidade de montagem [mm]: 21
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: esquerda
- Comprimento (mm): 66
- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Número de contatos de ficha: 2
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cabo
- Forma da caixa do conector: em forma de D
- Profundidade de montagem [mm]: 27,5
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Comprimento do cabo [mm]: 960
- Tipo de sensor: Sensor inductivo
- Número de contatos de ficha: 2
- Resistência [kOhm]: 1,1
- Comprimento total [mm]: 1100
- Forma da caixa do conector: redondo
- Profundidade de montagem [mm]: 23
- Cor da ficha: cinzento
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro direito
- Número de ligações: 2
- Profundidade de montagem [mm]: 39
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Comprimento do cabo [mm]: 870
- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Número de contatos de ficha: 2
- Comprimento total [mm]: 990
- Forma da caixa do conector: redondo
- Profundidade de montagem [mm]: 31
- Cor da ficha: cinzento
- Número de furos de fixação: 1
- condição: Completamente novo

- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cabo
- Temperatura [°C]: -40
- Amplitude de temperatura até [°C]: 150
- condição: Completamente novo

- Tipo de sensor: Sensor de Hall
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem cabo
- Temperatura [°C]: -40
- Amplitude de temperatura até [°C]: 150
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Largura [mm]: 13
- Número de dentes do anel do ABS: 48
- Diâmetro interior [mm]: 79
- Peso [kg]: 0,026
- informação complementar: Original VEMO Quality
- Diâmetro [mm]: 83
- Largura da embalagem [cm]: 8,3
- Altura da embalagem [cm]: 1,3
- condição: Completamente novo