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As informações sobre o Articulação veio de transmissão
Junta VC: substituição e selecção
Como e porque é necessário substituir a junta VC
O limite de vida útil da junta VD é de cerca de 70.000 a 80.000 quilómetros. Os defeitos mais comuns do componente são folgas, corrosão e desgaste por abrasão das esferas, da gaiola e das articulações. Por norma, isto é provocado por danos no fole de borracha da junta VC, que resultam na entrada de pó, areia e humidade nas peças da junta.
A peça pode avariar prematuramente por causa de arranques bruscos com derrapagem nas rodas desalinhadas, ou ao funcionamento do carro em estradas de má qualidade, e devido ao esforço excessivo do motor.
O principal sinal de defeito da junta VC é o aparecimento de um som crepitante específico ao curvar, ao acelerar bruscamente, ao passar num buraco ou numa lomba. O aparecimento de vibração do volante e pequenos solavancos em aceleração são também indicadores de problemas.
Durante a substituição da junta VC, todo o veio da transmissão é removido da caixa de velocidades. É um processo muito trabalhoso, pelo que é melhor confiá-lo a profissionais. A instalação da peça pressupõe a substitiução de todos os fixadores e a aplicação de lubrificante.
Como seleccionar uma junta VC
São utilizadas juntas VC de dois tipos na transmissão dos automóveis: interiores (cujo pino está montado na carcaça da caixa de velocidades) e exteriores (inserida no cubo da roda). Ao funcionar em pares, estes componentes proporcionam a transmissão do momento de torção do diferencial às rodas motrizes a diferentes ângulos de viragem.
De acordo com a construção, as juntas de velocidade constante estão divididas em quatro tipos principais: esfera, tripé, Tracta e de cardan duplo. Habitualmente, os carros de passageiros utilizam peças de tripé e de esfera. As juntas VC de esfera proporcionar um movimento do carro mais suave. Por seu lado, os componentes de tripé são mais resistentes a cargas, pelo que são considerados mais duráveis.
No mercado existem juntas de várias empresa. Pode encontrar juntas VC de elevada qualidade na nossa gama, como por exemplo, da Mapco, Metzger e Febi Bilstein.
Durante a selecção do componente é importante ter em consideração o local onde vai ser instalada: no semi-eixo interior ou exterior, no eixo dianteiro ou traseiro. A construção da junta VC tem um conjunto de peculiaridades, e mesmo os desvios mais pequenos das dimensões necessárias podem fazer com que a peça fique inutilizável para instalação e utilização. Os parâmetros importantes para selecção são: quantidade de estrias interiores e exteriores, quantidade de dentes do anel ABS, diâmetro interior e exterior da junta VC e i diâmetro do vedante.
Como substituir o foles de poeira da junta homocinética por si só?
Não é recomendável substituir o fole de poeira da junta homocinética por si só. Na maioria dos casos, vai precisar de desmontar o eixo acionador e desmantelar a junta homocinética durante o serviço, o que exige habilidades específicas. Em alguns casos, é proibido retirar a junta homocinética, uma vez que pode danificar a junta estriada. Nesses casos, os especialistas utilizam equipamento específico, que permite retirar o fole de poeira sem retirar a junta homocinética. Por vezes, a substituição do componente é possível sem desmontar o eixo de transmissão, se for utilizada uma ferramenta de remoção pneumática. É aconselhável substituir os foles de poeira da junta homocinética por kit: o interior e exterior nos eixos de transmissão.
Como escolher um fole de poeira adequado?
Para selecionar um fole de poeira compatível, o melhor é pesquisar por marca de carro. Na nossa loja online encontra a peça sobresselente necessária muito rapidamente. Tudo o que tem de fazer é especificar a marca e modelo do seu carro, o seu ano de produção e o tipo de motor, e, depois, simplesmente selecionar a melhor peça da lista disponibilizada. Ao selecionar os foles de poeira desta forma, tem a certeza que a peça comprada se adequa ao seu carro. Contudo, existem foles de poeira universais. Maioritariamente, são selecionados pelas dimensões da junta homocinética. O comprimento e diâmetro deste fole de poeira pode ser ajustado cortando as folgas.
É possível conduzir com o fole de poeira da junta homocinética destruído?
Devido à sua posição de montagem, os componentes são bastante vulneráveis, rasgando com frequência, com a sua substituição a dever ser efetuada numa oficina. Muitos donos de automóveis perguntam-se se é possível conduzir com o fole de poeira da junta homocinética destruído. Como a vida útil da junta homocinética depende diretamente da operacionalidade destas peças, devem ser substituídos imediatamente após serem detetadas anomalias. Vamos tentar descrever com brevidade o que conduzir com o fole de poeira rasgado acarreta.
Para a instalação adequada das juntas homocinéticas, os seus elementos precisam de lubrificação. Ao danificar o fole de poeira, o lubrificante verte com o passar do tempo. Se entrar água para a unidade, a lavagem do lubrificante ocorre ainda mais rápido. Devido à sua ausência, o desgaste abrasivo da junta aumenta e os seus elementos são expostos a corrosão. Adicionalmente, ao entrar sujidade e areia existe um efeito abrasivo adicional ainda maior aos elementos da junta, pela mistura com resíduos de lubrificante. O resultado de tudo isto é a destruição total da junta homocinética. As avarias podem ser suspeitadas por um ruído de crepitação nas curvas, que aponta para a rotura da junta externa, ou vibrações durante a aceleração, que indica a danificação da junta homocinética interna.
Melhores produtos: Ponteira de transmissão

- Comprimento (mm): 32
- Dentado int. lado diferencial, ligação à cx. de velocidades: 28
- para número OE: 1K0407331
- Número de informação técnica: Non-Original design
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 144,5
- Dentado exterior do lado da roda: 21
- Dentado interior do lado da roda: 30
- Número de dentes do anel do ABS: 26
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 52,2
- Especificação: Inner groove
- Medida da rosca: M20X1,5
- Número de informação técnica: Groove Type Inner
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, do lado da roda
- Dentado exterior do lado da roda: 23
- Dentado interior do lado da roda: 19
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 44
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Dinâmica de travagem/condução: para veículos sem ABS
- Diâmetro [mm]: 71,5
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 88
- Dentado exterior do lado da roda: 42
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 76,4
- Tipo de junta: Junta de 6 esferas
- Medida da rosca: M16X1,5
- para número OE: 4H0498099
- Número de informação técnica: Groove Type Inner
- Material do fole: Policloropreno (neopreno)
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 84
- Tipo de junta: Junta trípode
- trabalhado mecanicamente: Com nervura na parte interior (lado interior)
- Diâmetro [mm]: 123
- Dentado int. lado diferencial, ligação veio de união: 34
- Número de furos: 6
- condição: Completamente novo

- Dentado exterior do lado da roda: 33
- Dentado interior do lado da roda: 30
- Número de dentes do anel do ABS: 45
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 53
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- trabalhado mecanicamente: Com nervura na parte interior (lado interior)
- Medida da rosca: M14x1,5
- Diâmetro [mm]: 90
- condição: Completamente novo

- Dentado exterior do lado da roda: 38
- Dentado interior do lado da roda: 27
- Número de dentes do anel do ABS: 45
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 59,5
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- trabalhado mecanicamente: Com nervura na parte interior (lado interior)
- Medida da rosca: M16x1.5
- Diâmetro [mm]: 98
- condição: Completamente novo
- Dentado exterior do lado da roda: 26
- Dentado interior do lado da roda: 22
- Número de dentes do anel do ABS: 44
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 56
- Diâmetro [mm]: 78,7
- condição: Completamente novo

- informação complementar: ORIGINAL Quality
- Lado de montagem: do lado da caixa de velocidades
- Comprimento (mm): 34
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Diâmetro [mm]: 100
- Dentado int. lado diferencial, ligação veio de união: 33
- Veio primário: sem anel ABS
- condição: Completamente novo
- Comprimento (mm): 145
- Dentado exterior do lado da roda: 23
- Dentado interior do lado da roda: 30
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 49
- Tipo de junta: Junta de 6 esferas
- Medida da rosca: M20X1,5
- Versão: Two
- Número de informação técnica: Groove Type Inner, Non-Original design
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 82
- Tipo de junta: Junta trípode
- Dentado int. lado diferencial, ligação à cx. de velocidades: 34
- para número OE: 1308629
- Número de informação técnica: Non-Original design
- condição: Completamente novo

- Lado de montagem: do lado da roda, Eixo traseiro
- Comprimento (mm): 126
- Dentado exterior do lado da roda: 27
- Dentado interior do lado da roda: 25
- Diâmetro do anel de vedação [mm]: 88
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Medida da rosca: M24x1,5
- Veio primário: com anel ABS
- Superfície: revestido a pó
- condição: Completamente novo