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Ponteira de transmissão para automóvel

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As informações sobre o Articulação veio de transmissão
Junta VC: substituição e selecção
Como e porque é necessário substituir a junta VC
O limite de vida útil da junta VD é de cerca de 70.000 a 80.000 quilómetros. Os defeitos mais comuns do componente são folgas, corrosão e desgaste por abrasão das esferas, da gaiola e das articulações. Por norma, isto é provocado por danos no fole de borracha da junta VC, que resultam na entrada de pó, areia e humidade nas peças da junta.
A peça pode avariar prematuramente por causa de arranques bruscos com derrapagem nas rodas desalinhadas, ou ao funcionamento do carro em estradas de má qualidade, e devido ao esforço excessivo do motor.
O principal sinal de defeito da junta VC é o aparecimento de um som crepitante específico ao curvar, ao acelerar bruscamente, ao passar num buraco ou numa lomba. O aparecimento de vibração do volante e pequenos solavancos em aceleração são também indicadores de problemas.
Durante a substituição da junta VC, todo o veio da transmissão é removido da caixa de velocidades. É um processo muito trabalhoso, pelo que é melhor confiá-lo a profissionais. A instalação da peça pressupõe a substitiução de todos os fixadores e a aplicação de lubrificante.
Como seleccionar uma junta VC
São utilizadas juntas VC de dois tipos na transmissão dos automóveis: interiores (cujo pino está montado na carcaça da caixa de velocidades) e exteriores (inserida no cubo da roda). Ao funcionar em pares, estes componentes proporcionam a transmissão do momento de torção do diferencial às rodas motrizes a diferentes ângulos de viragem.
De acordo com a construção, as juntas de velocidade constante estão divididas em quatro tipos principais: esfera, tripé, Tracta e de cardan duplo. Habitualmente, os carros de passageiros utilizam peças de tripé e de esfera. As juntas VC de esfera proporcionar um movimento do carro mais suave. Por seu lado, os componentes de tripé são mais resistentes a cargas, pelo que são considerados mais duráveis.
No mercado existem juntas de várias empresa. Pode encontrar juntas VC de elevada qualidade na nossa gama, como por exemplo, da Mapco, Metzger e Febi Bilstein.
Durante a selecção do componente é importante ter em consideração o local onde vai ser instalada: no semi-eixo interior ou exterior, no eixo dianteiro ou traseiro. A construção da junta VC tem um conjunto de peculiaridades, e mesmo os desvios mais pequenos das dimensões necessárias podem fazer com que a peça fique inutilizável para instalação e utilização. Os parâmetros importantes para selecção são: quantidade de estrias interiores e exteriores, quantidade de dentes do anel ABS, diâmetro interior e exterior da junta VC e i diâmetro do vedante.
Como substituir o foles de poeira da junta homocinética por si só?
Não é recomendável substituir o fole de poeira da junta homocinética por si só. Na maioria dos casos, vai precisar de desmontar o eixo acionador e desmantelar a junta homocinética durante o serviço, o que exige habilidades específicas. Em alguns casos, é proibido retirar a junta homocinética, uma vez que pode danificar a junta estriada. Nesses casos, os especialistas utilizam equipamento específico, que permite retirar o fole de poeira sem retirar a junta homocinética. Por vezes, a substituição do componente é possível sem desmontar o eixo de transmissão, se for utilizada uma ferramenta de remoção pneumática. É aconselhável substituir os foles de poeira da junta homocinética por kit: o interior e exterior nos eixos de transmissão.
Como escolher um fole de poeira adequado?
Para selecionar um fole de poeira compatível, o melhor é pesquisar por marca de carro. Na nossa loja online encontra a peça sobresselente necessária muito rapidamente. Tudo o que tem de fazer é especificar a marca e modelo do seu carro, o seu ano de produção e o tipo de motor, e, depois, simplesmente selecionar a melhor peça da lista disponibilizada. Ao selecionar os foles de poeira desta forma, tem a certeza que a peça comprada se adequa ao seu carro. Contudo, existem foles de poeira universais. Maioritariamente, são selecionados pelas dimensões da junta homocinética. O comprimento e diâmetro deste fole de poeira pode ser ajustado cortando as folgas.
É possível conduzir com o fole de poeira da junta homocinética destruído?
Devido à sua posição de montagem, os componentes são bastante vulneráveis, rasgando com frequência, com a sua substituição a dever ser efetuada numa oficina. Muitos donos de automóveis perguntam-se se é possível conduzir com o fole de poeira da junta homocinética destruído. Como a vida útil da junta homocinética depende diretamente da operacionalidade destas peças, devem ser substituídos imediatamente após serem detetadas anomalias. Vamos tentar descrever com brevidade o que conduzir com o fole de poeira rasgado acarreta.
Para a instalação adequada das juntas homocinéticas, os seus elementos precisam de lubrificação. Ao danificar o fole de poeira, o lubrificante verte com o passar do tempo. Se entrar água para a unidade, a lavagem do lubrificante ocorre ainda mais rápido. Devido à sua ausência, o desgaste abrasivo da junta aumenta e os seus elementos são expostos a corrosão. Adicionalmente, ao entrar sujidade e areia existe um efeito abrasivo adicional ainda maior aos elementos da junta, pela mistura com resíduos de lubrificante. O resultado de tudo isto é a destruição total da junta homocinética. As avarias podem ser suspeitadas por um ruído de crepitação nas curvas, que aponta para a rotura da junta externa, ou vibrações durante a aceleração, que indica a danificação da junta homocinética interna.
Melhores produtos: Ponteira de transmissão

- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito, Eixo dianteiro, lado esquerdo
- Diâmetro do retentor [mm]: 65
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Número de dentes 1: 37
- Número de dentes 2: 25
- Número de fabrico: NPZ-BM-009
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito, do lado da roda
- Dentado exterior do lado da roda: 33
- Dentado interior do lado da roda: 30
- Diâmetro do retentor [mm]: 53
- Número de dentes do anel do ABS: 45
- Comprimento (mm): 89
- Diâmetro 1 [mm]: 88
- Anel de ABS Ø [mm]: 81
- Diâmetro [mm]: 53
- Medida da rosca: M14x1,5
- Diâmetro exterior 2 [mm]: 89
- condição: Completamente novo
- Comprimento (mm): 34
- Tipo de junta: Junta universal de discos
- Diâmetro [mm]: 99,9
- Dentado int. lado diferencial, ligação veio de união: 33
- Número de furos: 6
- condição: Completamente novo

- informação complementar: ORIGINAL Quality
- Lado de montagem: do lado da roda, Eixo dianteiro
- Comprimento (mm): 97,5
- Dentado exterior do lado da roda: 38
- Dentado interior do lado da roda: 27
- Número de dentes do anel do ABS: 45
- Diâmetro do retentor [mm]: 59,5
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Diâmetro [mm]: 98
- Veio primário: com anel ABS
- Superfície: revestido a pó
- condição: Completamente novo

- Dentado exterior do lado da roda: 36
- Dentado interior do lado da roda: 27
- Diâmetro do retentor [mm]: 59,5
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- Diâmetro [mm]: 98
- Material do fole: Termoplástico
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 156
- Dentado exterior do lado da roda: 28
- Dentado interior do lado da roda: 39
- Diâmetro do retentor [mm]: 58,6
- Medida da rosca: M24X1,5
- Número de informação técnica: 6 balls, SIX BALLS
- condição: Completamente novo
- Comprimento (mm): 106
- Dentado exterior do lado da roda: 36
- Dentado interior do lado da roda: 27
- Diâmetro do retentor [mm]: 59,5
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- trabalhado mecanicamente: sem nervura na parte interior
- Diâmetro da junta [mm]: 98
- Medida da rosca: M16x1.5x77F
- Diâmetro 1 [mm]: 27,5
- Peso líquido [kg]: 2,44
- Peso bruto [kg]: 2,54
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 30
- Diâmetro [mm]: 100
- Número de dentes do veio de entrada: 25
- condição: Completamente novo

- Comprimento (mm): 96,5
- Dentado exterior do lado da roda: 36
- Peso [kg]: 1,8
- Diâmetro [mm]: 90, 59,5
- Dentado int. lado diferencial, ligação à cx. de velocidades: 30
- Observar a Informação de Serviço
- Medida da rosca exterior: M16 x 1,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: do lado da roda, Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito
- Comprimento (mm): 104,5
- Dentado exterior do lado da roda: 36
- Dentado interior do lado da roda: 30
- Diâmetro do retentor [mm]: 72
- Peso [kg]: 2,03
- Diâmetro [mm]: 90
- Observar a Informação de Serviço
- Medida da rosca exterior: M16 x 1,5
- condição: Completamente novo

- Dentado exterior do lado da roda: 36
- Dentado interior do lado da roda: 27
- Diâmetro do retentor [mm]: 59,5
- Tipo de junta: Junta esférica homocinética
- trabalhado mecanicamente: Com nervura na parte interior (lado interior)
- Medida da rosca: M16x1.5
- Diâmetro [mm]: 98
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito, do lado da caixa de velocidades
- Dentado int. lado diferencial, ligação à cx. de velocidades: 33
- Diâmetro 1 [mm]: 93
- condição: Completamente novo