Encontre Rótula de suspensão :
Rótula de suspensão para automóvel
- Braço de suspensão carro
- Cubo da roda carro
- Rolamento da roda carro
- Semi eixo carro
- Tirante da barra estabilizadora carro
- Óleo da caixa de velocidades carro
- Ponteira de transmissão carro
- Casquilho de braço de suspensão carro
- Kit de reparação braço oscilante carro
- Fole de transmissão carro
- Alargamento de via carro
- Óleo da caixa automática carro
- Casquilho da barra estabilizadora carro
- Borracha do cardan carro
- Parafuso da roda carro
- Bucha de eixo carro
- Manga de eixo carro
- Cardan carro
- Barra estabilizadora carro
- Diferencial carro
- Eixo carro
- Porcas para jantes carro
Opte pelo seu carro e encontre Articulação de suspensão guia de alta qualidade
- MERCEDES-BENZ
- Rótula de suspensão Classe C
- Rótula de suspensão Classe E
- Articulação de suspensão guia Classe A
- SMART
- FORTWO
- CITY-COUPE
- FORFOUR
- MINI
- Hatchback
- CLUBMAN
- COUNTRYMAN
As informações sobre o Articulação de suspensão
O que precisa de saber sobre a substituição da rótula de suspensão: limite da vida útil, avarias comuns e os seus sinais de aviso, dicas e recomendações
A vida útil da rótula de suspensão pode atingir 100 000 - 120 000 quilómetros de operação. Mas se o carro for utilizado em condições todo-o-terreno, a vida útil do componente pode ser significativamente reduzida.
As rótulas de suspensão dianteiras e traseiras perdem a sua operacionalidade resultante do fim da sua vida útil, desgaste abrasivo, secar do material lubrificante. A rótula de suspensão também pode partir.
A necessidade de substituição do componente é apontada pelo bater da suspensão ao conduzir em estrada de má qualidade ou passar por obstáculos, assim como pelo abanar da roda de um lado ao outro. O desgaste desigual dos pneus ou chiar ao girar o volante também podem ser sinais de anomalia das rótulas de suspensão.
O diagnóstico de anomalia do componente é efetuado numa oficina com recurso a um banco de ensaio específico e equipamento de elevação. Para substituir o componente, também deve recorrer a uma oficina. Os especialistas vão elevar o carro, desmontar a roda, desapertar a porca de fixação da rótula de suspensão à manga do eixo. Por vezes, é necessário desapertar fixações da conexão de estabilizador e desconectá-lo do braço inferior. De seguida, com recurso a uma ferramenta de remoção específica, a rótula é pressionada para fora do mancal e retirada do braço inferior. Depois, é instalado um componente novo e é efetuada a montagem. As rótulas de suspensão superior e inferior são substituídas em conjunto.
Como substituir uma articulação de suspensão por si só?
Não é recomendável substituir a articulação de suspensão por conta própria. É preferível efetuar a substituição dos componentes com recurso a equipamento específico. Para pressionar para fora e para dentro as articulações de suspensão vai precisar de uma ferramenta de remoção ou uma prensa. E para remover o pino esférico do suporte da manga do eixo, por vezes, é utilizada uma cunha específica. É proibido efetuar a desmontagem de componentes sem uma ferramenta de remoção, utilizando materiais à mão, por poder danificar o local de montagem no braço ou a tomada da própria articulação de suspensão. Pode ser necessário efetuar o alinhamento das rodas após a instalação de peças novas. É recomendável substituir as articulações de suspensão por kit em todo o eixo. Por exemplo, se a junta dianteira direita estiver partida, é aconselhável substituir todas as juntas do eixo dianteiro, tanto as superiores como as inferiores, se existirem. Os foles de borracha das articulações de suspensão também devem ser substituídos.
Como examinar a articulação de suspensão?
Vai precisar de uma plataforma elevatória ou um macaco para examinar a articulação de suspensão. Para inspecionar a articulação de suspensão inferior precisa de elevar o eixo correspondente do veículo, colocar um apoio sobre a carcaça da articulação de suspensão e baixar ligeiramente o carro para aplicar força na peça. Em simultâneo, a roda deve permanecer em estado sem carga e deve ser capaz de rodar livremente. Perguntar a um assistente para rodar lentamente o volante em ambas as direções, ao efetuar a inspeção, uma vez que apenas pode ser detetada uma avaria numa certa posição da roda. Agarre as partes superior e inferior da roda e tente sacudir. A presença de movimento livre aponta para a possível avaria da articulação de suspensão, mas também pode indicar anomalia do rolamento do cubo ou do casquilho do braço. Para estimar com maior precisão o estado do componente, coloque um pé-de-cabra entre a manga do eixo e o braço e pressione a alavanca. Uma peça operacional não deve ter movimento livre. A articulação de suspensão superior pode ser verificada sem uma plataforma elevatória. Para o fazer, precisa de tentar sacudir a roda, primeiro, com o mecanismo de travagem desengatado e, depois, com ele engatada. Na articulação de suspensão desmontada, também pode verificar a facilidade da rotação do pino, não devendo rodar demasiado livremente.
Quais são as melhores articulações de suspensão para instalar?
É preferível instalar articulações de suspensão de empresas famosas no seu carro. Os seus produtos passam por diversos testes, destacando-se desta forma pela elevada qualidade e durabilidade de muitos anos. Os melhores fabricantes de articulações de suspensão da atualidade são a Delphi, Mapco, Meyle, Ruville, Sidem, Lemförder, Stark Professional Line, TRW, Triscan, Febi Bilstein, Sasic, Ridex, Swag, ABS, Metzger, Vaico, NK e outras empresas. Pode comprar sempre peças sobresselentes destas marcas na nossa loja online a um preço acessível.
Que sinais indicam avaria da articulação de suspensão?
A avaria da articulação de suspensão normalmente é indicada por sinais como:
- roda instável;
- desgaste desigual dos pneus;
- desalinhamento das rodas;
- audição de pancadas da articulação de suspensão, ao conduzir em curva;
- aumento da força necessária para a rotação do volante;
- desvio do carro da sua trajetória e cliques na suspensão ao travar.
Pode aprender sobre como definir a eficácia da peça na nossa resposta à pergunta relativa à inspeção da articulação de suspensão. A inspeção é efetuada em contexto de oficina com a ajuda de um suporte de diagnóstico específico.
Melhores produtos: Rótula de suspensão
- Lado de montagem: em baixo, Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Medida do cone [mm]: 19
- Comprimento (mm): 48
- Artigo complementar / informação complementar 2: com material de fixação
- Número de furos: 3
- condição: Completamente novo
- Medida do cone [mm]: 15,6
- Artigo complementar / informação complementar: com massa lubrificante sintética
- Medida da rosca 1: M14 x 1,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, em baixo, de ambos os lados
- Medida do cone [mm]: 16
- Medida da rosca: M10
- Artigo complementar / informação complementar 2: com material de fixação
- Dinâmica de travagem/condução: para veículos sem ABS
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: de ambos os lados, em baixo, Eixo dianteiro
- Medida do cone [mm]: 17,5
- Medida da rosca: M14X1.5
- Comprimento (mm): 52
- Rosca exterior 1 [mm]: M40x1,5
- Altura [mm]: 66,5
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: em baixo, Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito, Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Medida do cone [mm]: 15,6
- Inclinação do cone: 1:8
- Rosca exterior [mm]: M38 x 1,5
- Peso [kg]: 0,270
- Tipo de braço oscilante: para braço transversal
- Artigo complementar / informação complementar 2: com porca autoblocante, com porca
- Medida da rosca exterior: M14 x 1,5, M38 x 1,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados, em cima
- Medida do cone [mm]: 18
- Inclinação do cone: 1:10
- Diâmetro [mm]: 45
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, em baixo, Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Medida do cone [mm]: 18
- Artigo complementar / informação complementar 2: com material de fixação
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: de ambos os lados, em baixo, Eixo dianteiro
- Medida do cone [mm]: 15, 18,2
- Inclinação do cone: 1:6
- Rosca exterior [mm]: M14x1,5
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: em baixo, Eixo dianteiro, lado direito
- Medida do cone [mm]: 15,4
- Medida da rosca 1: MM12X1,5R
- Artigo complementar / informação complementar 2: com material de fixação
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: de ambos os lados, em baixo, Eixo dianteiro
- Medida do cone [mm]: 20
- Medida da rosca: M16X1.5
- Comprimento (mm): 52
- Tipo de recipiente: Caixa
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado direito, Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, em baixo
- Medida do cone [mm]: 17
- Rosca exterior [mm]: M14 x 1,5
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: em baixo, Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito
- Medida do cone [mm]: 15,6
- Artigo complementar / informação complementar: com porca de segurança
- Peso [kg]: 0,270
- Tipo de braço oscilante: para braço transversal
- Artigo complementar / informação complementar 2: com porca
- Medida da rosca exterior: M14 x 1,5, M38 x 1,5
- condição: Completamente novo